Sabia que a Pinacoteca foi o primeiro museu de arte de São Paulo? Fundado em 1895, ela colecionou nestes 129 anos de história um dos maiores acervos de arte do país, além de abrigar diversas exposições temporárias. Ficou curioso para ir lá conhecer, ou revisitar esse espaço artístico? Confira a seguir as exposições em cartaz na Pinacoteca, e aproveite!
Exposições em cartaz na Pinacoteca de São Paulo
1. J. Cunha: Corpo tropical
Cerca de 300 obras compõem a maior mostra de J. Cunha já realizada, trazendo pinturas, cartazes e objetos do artista, um dos grandes mestres do tropicalismo baiano e nacional. Nela, o público poderá conhecer melhor o caráter experimental do artista, além de aprender sobre o lado político de seu trabalho.
📍 Pina Estação
📅 Até 29 de setembro
2. A forma do fim: esculturas no acervo da Pinacoteca
A partir de uma coleção de máscaras mortuárias, esta exposição busca explorar como artistas lidam e experienciam o tempo. São cerca de 40 esculturas que vão do século XII aos dias atuais, que juntas, oferecem uma reflexão sobre a linguagem artística e celebram o passado, ao mesmo tempo em que dialogam com o futuro.
📍 Pina Estação
📅 Até 04/05/25
3. Uma Obra
Uma muda de pau-brasil cresce dentro de um cubículo de vidro e madeira que a fertiliza, rega e ilumina, longe de seu ambiente natural. Ao crescer, ela pode quebrar a estrutura que sustenta seu crescimento, ou ser sufocada por essa “casa” que também lhe serve de prisão. A violência da estufa faz referência à violência aplicada aos povos indígenas durante o processo de colonização da América Latina, trazendo uma reflexão artística moderna ao processo de formação da nação brasileira.
📍 Pina Luz
📅 Até 07/09/25
4. Entre a cabeça e a terra: arte têxtil tradicional africana
Seguindo nosso guia de exposições em cartaz na Pinacoteca, temos ‘Entre a cabeça e a terra’, que traz as belíssimas formas de África para SP. Ela traz 129 peças têxteis reunidas em colaboração com a Maison Gacha (Paris) e com a Fondation Jean-Félicien Gacha (Camarões), que permitem um vislumbre da diversidade de culturas e saberes nos países africanos.
📍 Pina Luz
📅 Até 02/02/25
5. Gabriel Massan: Terceiro Mundo, a dimensão descoberta
Esta exposição traz o mundo imersivo de Gabriel Massan, artista que produz esculturas e texturas inspiradas na experiência digital. Com uma abordagem decolonizadora que também incorpora a teoria queer, ‘Terceiro Mundo, a dimensão descoberta’ oferece quatro instalações onde o público pode experimentar um jogo de videogame. Ao apresentar o universo mágico do artista, o jogo desafia noções de colonialismo e convida o público a refletir sobre suas próprias atitudes.
📍 Pina Contemporânea
📅 Até 02/02/25