Que tal trocar o concreto de São Paulo por rios, cachoeiras, represas e um roteiro gastronômico dedicado à truta? E o melhor: sem precisar viajar muito longe.
A cerca de 90 quilômetros da capital, Piracaia é um daqueles destinos do interior paulista perfeitos para uma escapadinha. Cercada por água e muito verde, a cidade tem ainda uma particularidade curiosa: é conhecida como a “Capital da Truta”.
E outubro pode ser uma ótima época para conhecê-la. Entre 10 de outubro e 8 de novembro, a cidade recebe a 6ª edição do Festival Gastronômico da Truta. Ou seja, dá para combinar os passeios pela natureza com diferentes versões do peixe que virou símbolo da gastronomia local.
Por que Piracaia é conhecida como a Capital da Truta?
A relação de Piracaia com o peixe começa justamente em uma de suas maiores riquezas: a água.
A cidade é banhada pelos rios Cachoeira e Atibainha e está inserida em uma paisagem marcada por represas e outros recursos hídricos. No caso da truta, as águas frias e correntes do Atibainha favorecem sua criação.
Com o tempo, o peixe também ganhou espaço nos restaurantes e eventos gastronômicos da região. Assim, deixou de ser apenas um produto local para se tornar parte da identidade turística de Piracaia.
Essa história ganha ainda mais destaque durante o Festival Gastronômico da Truta. Promovido pela Prefeitura, o evento reúne bares e restaurantes que criam pratos especiais tendo a truta como protagonista.
A proposta é transformar a própria cidade em um roteiro gastronômico. Em vez de encontrar o peixe sempre da mesma maneira, os visitantes podem provar diferentes interpretações nos estabelecimentos participantes.

Mas não pense que o passeio termina depois do almoço…
Uma boa maneira de conhecer o lado rural de Piracaia é percorrer a Rota do Atibainha. O caminho passa pela região da represa, segue pelo Bairro do Pião e acompanha o rio.
É também nessa região que estão áreas de criação de trutas abastecidas pelas águas do Atibainha. Pelo caminho, paisagens serranas, estradas tranquilas e muito verde ajudam a mudar completamente o ritmo da viagem.
E já que a água conduz boa parte desse roteiro, vale incluir mais uma parada: a Cachoeira do Pião.
Localizada no bairro de mesmo nome, ela é formada pelo Rio Atibainha e possui uma queda de aproximadamente oito metros. Além disso, há um lago natural indicado para banho pela Associação de Turismo.
A localização ajuda a montar um roteiro redondinho. Afinal, na mesma região estão a cachoeira, a Rota do Atibainha e áreas de criação de trutas abastecidas pelo rio.
Piracaia pode até ter ganhado fama pelo peixe, mas reduzir a cidade à truta seria perder boa parte da graça.
Entre represas, cachoeiras, paisagens rurais e gastronomia, o destino é uma opção para quem quer desacelerar sem ir muito longe de São Paulo.