×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
O Que Fazer

7 curiosidades sobre o bairro mais populoso de São Paulo

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

grajaú bairro mais populoso de sp

O Grajaú, localizado na zona sul da capital paulista, tem  atualmente uma população de 390 mil pessoas. 👇

São Paulo é um mar de gente e sabemos disso. No último levantamento feito pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos, mais conhecida como Fundação SeadeSão Paulo contava com uma população de 11.869.660 habitantesEspalhados pelas zonas da cidade, alguns bairros maiores que muitas cidades do país. É o caso do Grajaú, na zona sul da capital.

Infelizmente, em uma cidade tão desigual quanto São Paulo, as periferias ficam esquecidas. Nos esquecemos que os extremos têm tanto a oferecer (mesmo em meio às dificuldades), desde cultura até gastronomia, quanto os melhores bairros do centro.

Curiosidades sobre o Grajaú

O famoso bairro tem 390 mil moradores espalhados por suas ruas; mais habitantes do que mais de 90% das cidades brasileiras.

🏊‍♀️ Lá, fica o Sesc Interlagos – apesar do nome, essa unidade do Sesc fica mesmo no Grajaú – que conta com um dos maiores complexos aquáticos entre as unidades, e que é muito popular na região.

🎙 Tem extrema importância para a história do rap nacional. Foi onde nasceu o Criolo, além de ser o berço de um dos grupos mais conhecidos do país, o Facção Central.

🎵 RaelGê de Lima (do trio As Bahias e a Cozinha Mineira), também são outros nomes famosos no cenário musical que nasceram no distrito.

🎊 O Pagode da 27 é mais um exemplo de como o bairro usa da arte para mudar o ambiente onde está inserido. Antes uma das ruas mais perigosas do distrito, o samba levou um sentimento de pertença à comunidade.

Publicidade

⚽️ Há uma uma escolinha de futebol social feita para crianças carentes do próprio bairro, chamada Meninos do Brejo.

🍻 Tem a sua própria marca de cerveja, a Graja Beer, que produz cervejas artesanais para o bar de mesmo nome.

@grajabeeroficial

🍔 O casal Ricardo, conhecido como Pantcho, e Regiane abriram a Pantcho’s House Burguer, uma hamburgeria que poderia ser cenário de um filme do Tarantino. Eles optaram por abrir seu negócio no Grajaú justamente por perceber que não havia nada parecido onde moram. O restaurante já foi destaque no Prato Firmeza, um guia gastronômico das quebradas paulistanas.

Ficou curioso para conhecer um pouco mais dessa famosa “quebrada”? Confere só esse webdocumentário sobre o bairro, disponível no Youtube:

Foto de capa: @Jéssica Bernardo/Agência Mural