Na próxima quinta-feira, dia 09, o Instituto Pedra, responsável pelo projeto arquitetônico de restauro da Vila Itororó, realiza uma visita guiada e gratuita ao conjunto arquitetônico na Bela Vista. Então, se você sempre teve curiosidade sobre a famosa edificação, anote na agenda.
A ideia da atividade é apresentar à população o projeto arquitetônico de restauração da Vila, a gestão do projeto cultural e preservação do patrimônio na cidade. A visita é gratuita, porém, é preciso reservar a sua vaga já que as inscrições são limitadas a 40 participantes.
A partir das 14h, a visita guiada traz um panorama do projeto de restauração até a execução de parte da obra de restauro da Vila Itororó.
A atividade será conduzida por Mariana Victor, arquiteta coordenadora do Instituto Pedra, e Alan Gualberto, gerente de projetos da instituição.
Para se inscrever, preencha o formulário aqui.
Oficina “Conhecendo a história de São Paulo através dos tijolos da Vila Itororó”
A atividade estimula o público a ter um olhar atento aos materiais e componentes construtivos de edifícios históricos. Assim, identificando sua diversidade e suas características, contextualizadas historicamente.
Por isso, os participantes buscam identificar e analisar os materiais cerâmicos que compõem o conjunto arquitetônico, discutindo essas análises coletivamente.
Para se inscrever, preencha o formulário aqui.
Sobre o Instituto Pedra
A organização da sociedade civil sem fins lucrativos desenvolve ações no campo do patrimônio cultural.
Possui projetos nos estados de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo como, por exemplo, o projeto de restauração de fachadas do Edifício Copan e a restauração, com criação de centro cultural, na Vila Itororó.
O instituto inicia agora o projeto para captar recursos para uma nova etapa do projeto, que prevê a restauração da fachada da Casa 8. A residência é o principal palco de eventos e espetáculos na Vila Itororó desde a reabertura em setembro do ano passado. Desta forma, a recuperação de sua cobertura é fundamental para salvaguardar o patrimônio construído da casa que está na atual entrada principal da Vila.
Onde: Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista