×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Bem-estar & Natureza

Conheça o coletivo feminino de ciclistas Vespas Bike Gang

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

vespas bike gang

Grupo forma “enxame” para tornar a atividade mais segura para as ciclistas.

Nos últimos anos, São Paulo tem se tornado cada vez mais bike friendly. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a cidade já conta com mais de 680 quilômetros de ciclovias permanentes. Mesmo com toda a melhoria, ainda há muito o que ser feito para garantir a segurança de todos os ciclistas.

Foi com esse pensamento que, em 2018, surgiu o Vespas Bike Gang, um coletivo apenas para mulheres que amam pedalar por São Paulo. Juntas em um “enxame”, elas clamam por mais segurança e menos assédio no trânsito, ao mesmo tempo que defendem a bicicleta como instrumento de emancipação.

“[A bicicleta] transforma, liberta, dá asas. Nossas rodas giram para apoiar mulheres a voarem em direção à liberdade. Juntas podemos voar mais alto, mais longe”, diz um post do coletivo no Instagram.

Publicidade

Como encontrar as Vespas?

Os encontros, em hiato por causa da pandemia, costumavam acontecer semanalmente, sempre às quartas-feiras, com concentração na Praça dos Arcos. Sob o mote “qualquer mina, qualquer bike”, as Vespas deixam claro que toda mulher é muito bem-vinda para se juntar a elas.

Enquanto isso, o coletivo mantém uma conta no Instagram, onde compartilha dicas e conteúdos para incentivar mulheres a continuarem pedalando por aí.

Tags: ciclismo