Museu da Imigração lançou a exposição “SobreNomes” para homenagear os imigrantes da cidade. Assista ao vídeo e descubra se o seu também está lá.
“O que o seu sobrenome representa para você? São vidas que passam dentro da sua própria vida? É a possibilidade de redescobrir uma origem desconhecida? Talvez um novo laço construído. É o legado que você pode e deseja um dia deixar? É o seu passado, mas também seu futuro.” Assim, começa o vídeo que leva para o mundo virtual a exposição “SobreNomes”, que foi inaugurada pouco antes das nossas rotinas serem completamente alteradas pelo coronavírus, no Museu da Imigração.
A produção, com mais de 1.600 registros, é resultado de uma campanha realizada no ano passado e captou sobrenomes enviados por pessoas de todos os cantos do país – e até de fora dele. Através do WhatsApp, os sobrenomes eram enviados e selecionados para fazer parte da instalação.
❗️Coloque o vídeo em tela cheia para melhor aproveitamento e reflita sobre o que o seu sobrenome representa para você. 😉
“SobreNomes” é uma continuidade da exposição fixa do museu “Migrar: experiências, memórias e identidades”. Nessa parede de madeira, mais de 12 mil registros representam as origens de famílias de imigrantes que passaram pela Hospedaria do Brás – que futuramente viria a se tornar o Museu da Imigração.
Foto de capa: @Museu da Imigração