Nesta sexta, dia 25, o Governo do Estado e a Prefeitura de SP decidiram retomar a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público. A medida entra em vigor a partir deste sábado, dia 26, e segue a análise dos especialistas para conter os novos casos de Covid-19.
Segundo a nota oficial, o governo recomenda a adoção da medida em todos os municípios de São Paulo. Sendo que, até o momento, a capital paulista já confirmou que irá seguir a decisão.
Além disso, a nota reafirma a importância de que a população esteja com o ciclo vacinal completo. Afinal, esta é a única forma de amenizar os efeitos do vírus.
O que diz o Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde
Nas últimas semanas o Estado de São Paulo tem apresentado aumento expressivo na transmissão do Sars-Cov-2, que se reflete principalmente nos indicadores de internações por COVID-19 em leitos de enfermaria e UTI, que nos últimos 14 dias mostram crescimento de 156% e 97,5%, respectivamente, chegando a uma média diária de mais de 400 novas internações.
Ainda de acordo com o Conselho Gestor, circulam atualmente diversas subvariantes da variante Ômicron. Também, as internações referem-se principalmente a pacientes mais idosos, com comorbidades e mais vulneráveis a complicações, por isso, prevê-se um aumento de óbitos nas próximas semanas.
Levando em conta estes dados, o conselho apresenta as seguintes recomendações:
- A necessidade de que todos os adultos com mais de 18 anos recebam as doses de reforço das vacinas. Afinal, a vacinação é necessária e segura para proteger nossas crianças e adolescentes.
- Reforçar a necessidade de disponibilidade de tratamento com antivirais a pessoas com Covid-19 com sintomas leves ou moderados.
- Obrigatoriedade de utilização de máscaras em situações de maior risco de transmissão do vírus, por exemplo, no transporte público e serviços de saúde, incluindo farmácias.
- Uso de máscaras para os grupos vulneráveis, como idosos e pessoas com comorbidades.