A cada ano, o Guia Michelin — a mais renomada premiação gastronômica do mundo — nomeia algumas das melhores casas de gastronomia de todo o Brasil. Em 2024, como é de praxe, a premiação honrou diversos restaurantes da capital paulista. Dentre tantos nomes, no entanto, um se destacou: Tuju, casa de culinária brasileira que mal abriu suas portas em SP e já vêm dando o que falar na cena gastronômica da metrópole.
Isso porque o grande ganhador da noite foi nomeado não apenas em uma, mas em três seleções do Guia. Sendo elas Abertura do Ano; Estrela Verde (que atesta o compromisso com a sustentabilidade), e as cobiçadas Duas Estrelas Michelin.
Se você ficou curioso, conheça mais a seguir desse destemido estreante, que além de conquistar os prestigiados jurados Michelin, vêm encantando os entusiastas em gastronomia de SP.
Conheça o Restaurante Tuju, grande vencedor do Michelin 2024!
Apesar de ter aberto suas portas recentemente, o Tuju já tinha história em São Paulo. Isso porque o seu dono, o chef Ivan Ralston, inaugurou uma primeira versão do restaurante em 2014. A refinada casa logo ganhou espaço e reconhecimento na cena gastronômica, sendo nomeado um dos 50 melhores restaurantes da América Latina e recebendo, inclusive, uma estrela Michelin em 2015.
Em 2020, porém, o período de pandemia fez com que o restaurante encerrasse as suas atividades. E essa história continuou apenas em setembro de 2023, quando o chef decidiu reinaugurar o Tuju, com um novo formato e em endereço distinto.
Cardápio adaptado para a estação
A proposta do Tuju é servir “cozinha sazonal paulistana”. A cozinha combina sabores brasileiros da estação com técnicas europeias contemporâneas, criando uma combinação refinada e deliciosa para a clientela.
O menu degustação funciona de forma sazonal, mudando o cardápio de acordo com as condições climáticas de cada época. Ou seja, uma nova visita à casa estará sempre recheada de surpresas! Inclusive nos drinks, que também seguem sabores da estação.
Compromisso com a sustentabilidade
Em entrevista para a CBN São Paulo, Ivan Ralston explica o funcionamento sustentável do Tuju, que o levou a receber a nova Estrela Verde do Michelin.
Primeiramente, o restaurante se compromete a realizar a coleta seletiva do lixo gerado por lá. Em seguida, o teto do estabelecimento filtra o ar para devolvê-lo ao ambiente mais puro do que entrou, e a coleta da água da chuva já aproveita para regar todo o jardim.
A sazonalidade da casa é outro aspecto importante, já que consumir frutas e verduras da época, além de diminuir os custos, contribui para uma comida sustentável.
Como conhecer o Tuju?
O Tuju está na rua Frei Galvão, 135, no Jardim Paulistano. O restaurante funciona apenas por reservas, que podem ser feitas por este link. Mais informações pelas redes sociais do estabelecimento.