
Você sabe que o “trem” dos mineiros pode significar muitas coisas — e agora, significa também uma nova conexão entre Minas Gerais e São Paulo. Afinal, um trecho do Trem SP-Minas será inaugurado no mês que vem, dando um passo à frente no projeto que busca aproximar ainda mais os dois estados.
Na verdade, é justo dizer que a linha será reinaugurada, pois seus trilhos existem desde 1884! Ela fazia parte da Rede Ferroviária Federal e foi um importante corredor de mercadorias e passageiros até sua desativação, em 1991. Ou seja, além de unir paulistas e mineiros, o trem fará um importante resgate histórico da região.

Trem SP-Minas passará pelo interior, a 220km da capital
A linha ligará Cruzeiro, no Vale do Paraíba, a Passa Quatro, no sul de Minas. Serão 35 quilômetros de trilhos dedicados a passeios turísticos, que percorrerão estações históricas, paisagens rurais e o emblemático Túnel da Mantiqueira, que foi cenário para algumas das batalhas mais violentas da Revolução Constitucionalista de 1932.
O túnel ferroviário, que demarca a divisa mineira-paulista, era um local estratégico para ambas as tropas, paulistas e federais de Getúlio Vargas. Por isso, ali ocorreram lutas intensas e bastante sangrentas, onde morreram mais de 250 soldados.
O Túnel da Mantiqueira não recebe trens desde a desativação da Rede Ferroviária Federal, no fim do século 20. Mas isso mudará em breve, e você poderá percorrer esse caminho histórico em locomotivas centenárias.

O “Expresso Mantiqueira”, como também chamam o Trem SP-Minas, dará os seus primeiros passos nos dias 05 e 06 de julho, com a inauguração do primeiro trecho. Ele ligará a Estação de Cruzeiro até Rufino de Almeida, os primeiros sete quilômetros da antiga ferrovia que já estão revitalizados para uso.
A partir daí, as obras seguem para chegar até o Túnel da Mantiqueira, na divisa mineira. E então o trecho paulista fará a ligação com as linhas mineiras, que já estão em atividade e levam até Passa Quatro.

Dom Pedro II já andou neste trem!
À época da construção dos trilhos, nos anos 1880, o projeto era que a ferrovia ligasse três estados: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto, o plano não foi para frente e a ferrovia, que saía do sul mineiro, chegou só até Cruzeiro.
A inanguração foi há 141 anos, em junho de 1884. O então imperador Dom Pedro II esteve presente com membros da família real, que realizaram a primeira viagem em trem de ferro pelos trilhos SP-Minas. Assim, o resgate da ferrovia não será apenas uma opção de turismo interestadual, mas também uma forma de resguardar a história ferroviária dos estados.