×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura O Que Fazer

Que tal fazer um tour virtual pela tumba de um faraó?

São Paulo Secreto São Paulo Secreto

tumba ramses

O Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito liberou um tour virtual no túmulo do faraó Ramsés VI e é uma verdadeira viagem no tempo!

Por conta da pandemia de Covid-19, que impediu as viagens para outros países, o governo egípcio disponibilizou passeios virtuais por museus e espaços arqueológicos do país. A iniciativa inclui uma visita em 3D pela famosa tumba do faraó Ramsés VI, que governou o país entre 1142 e 1135 a.C. Este é considerado um dos túmulos mais bonitos da região conhecida como Vale dos Reis, na cidade de Luxor.

A KV9, como é chamada a tumba, tem 104 metros de extensão. Em suas paredes bem preservadas, é possível ver os vários textos funerários, que serviam para ajudar o rei em sua transição bem-sucedida para a vida após a morte, incluindo o Livro dos Portões, Livro das Cavernas, o Amduat e o Livro dos Mortos.

Todos os tetos também são decorados com cenas e textos astronômicos. Não se esqueça de olhar para cima e admirar as lindas pinturas que retratam o mundo pós-morte.

tumulo-ramses-vi
@Reprodução/Tour Virtual

O teto da câmara mortuária é decorado com uma cena impressionante que retrata a deusa do céu Nut arqueada sobre a terra. O disco solar está representado na frente de sua boca, que ela está prestes a engolir. Esta é uma representação mitológica do pôr do sol. Doze discos solares podem então ser vistos dentro da extensão do corpo de Nut, representando a jornada diária de doze horas do deus sol através do submundo à noite, antes de seu renascimento no leste, jovem, renovado e cheio de vida. através desse texto, assim como o deus sol, o faraó também faria a travessia para o mundo pós-morte.

Publicidade

Curiosidade

As cabanas dos operários que construíram este túmulo foram construídas no terreno que ocultava a escada que conduzia ao túmulo de Tutancâmon. Ou seja, foi graças a essa tumba que se descobriu Tutancâmon em 1922, com todos os seus tesouros e a famosa máscara mortuária usada por ele.

tutancamon mascara
@Wikipedia

Os passeio virtual pela tumba de Ramsés IV pode ser acessado aqui.

Veja também: Visite a exposição Egito Antigo do CCBB sem sair de casa

Foto de capa: @Reprodução/Tour Virtual