A Semana de Arte Moderna de 1922 completa 100 anos no dia 13 de fevereiro. Por isso, a cidade está em festa e cheia de programações especiais em comemoração a data. Por exemplo, o Pátio Metrô São Bento organizou um Tour Guiado a pé pela região do Centro Velho e Novo da cidade de São Paulo.
“Em Busca dos Modernistas” conta a história da Semana de 22 enquanto passa por espaços que foram importantes na data. Durante todos os sábados de fevereiro, a partir das 11h, é possível fazer este passeio de graça. Lembrando que é sujeito à lotação e as senhas devem ser retiradas 30 minutos antes do início da atividade.
Sobre o tour
O passeio resgata a memória e a presença dos Modernistas na São Paulo do começo do século XX. Neste momento próspero, a sociedade paulistana se transforma diante do crescimento vertiginoso, fruto da expansão cafeeira, da indústria crescente, da vinda de imigrantes e da ferrovia. O mercado das artes e da arquitetura acompanha todo este progresso.
Esta grande efervescência no campo das artes e costumes, culmina na famosa Semana de Arte Moderna de 1922. Durante o roteiro, o visitante passa por locais onde Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, entre outros, frequentaram e fizeram história.
Um passeio para se viajar no tempo através de fatos, versos, construções, escândalos e poesia pelo Centro de São Paulo.
Esse roteiro tem criação e pesquisa da guia de turismo Tereza Cristina, da São Paulo com Afeto.
Confira o trajeto:
- Ponto de encontro: Pátio Metrô São Bento
- Praça Antônio Prado
- Edifício Martinelli
- Rua Líbero Badaró
- Praça do Patriarca
- Rua Álvares Penteado
- Edifício Triângulo
- Rua Direita
- Viaduto do Chá
- Metrô República
- Biblioteca Mário de Andrade
- Pátio Metrô São Bento