De 10 a 17 de fevereiro, o Theatro Municipal celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna com uma programação especial. Apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal, Coral Paulistano, Quarteto de Cordas e Balé da Cidade estão entre as atividades.
Sobre a data
Em 1922, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, a Semana de Arte Moderna reuniu diversas representações artísticas. No período, artistas consagrados como Mário de Andrade, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Oswald de Andrade, entre outros, trouxeram uma nova visão de arte para o país.
O movimento, que deu origem ao Modernismo no Brasil, chocou grande parte da população e rompeu com a arte acadêmica ao trazer uma revolução estética e social.
Programação especial
Nos dias 12 e 13, a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo realiza duas apresentações com um programa completo de Heitor Villa-Lobos. Villa Total: parte I será apresentado às 16h30 e, às 20h, o grupo retorna ao palco para apresentar Villa Total: parte II. Os ingressões já estão à venda para os espetáculos.
O concerto presencial e aberto ao público apresentará a série completa das “Bachianas brasileiras”, formada por nove composições de Heitor Villa-Lobos, onde ritmos característicos do folclore nacional são fundidos com formas pré-clássicas no estilo de Bach.
O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, criado pelo próprio Mário de Andrade, apresenta o programa Identidade Brasileira, interpretando Quarteto de cordas nº 3, de Villa-Lobos, e Quarteto nº 2, de Camargo Guarnieri. Com diversas formações até 2022, o corpo artístico é fruto do que ocorreu em 1922.
Confira a programação completa aqui.