×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura

Theatro Municipal oferece curso gratuito sobre ópera no Youtube

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

Theatro Municipal curso online

Em seis aulas disponibilizadas no site, o curso aborda do surgimento da ópera às classificações vocais.

Como surge a ópera? Como funcionam as tramas? Quais as formas musicais que sustentam este gênero artístico? O Theatro Municipal de São Paulo é reconhecido por suas temporadas líricas de excelência. A maior Casa de Ópera do Brasil segue fechada por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, mas permanece atuante no ambiente digital.

Desde 22 de julho, o Municipal passou a disponibilizar também o curso Iniciação à Ópera com a musicóloga Ligiana Costa, especializada em ópera barroca e apresentadora do Podcast do Theatro Municipal.

O conteúdo estará disponível na internet e de forma gratuita, sem necessidade de cadastro. Basta acessar o YouTube do Theatro Municipal e assistir quando e onde quiser.

O curso é dividido em três módulos e ao todo serão seis aulas, oferecidas às quartas-feiras, às 19h. Uma por semana. Cada episódio tem duração de até 30 minutos. Do surgimento da ópera, passando pela dramaturgia chegando até as vozes.

Theatro Municipal curso online
@Theatro Municipal de São Paulo
Conteúdo das aulas

Nas duas primeiras aulas, um conteúdo teórico e histórico sobre o nascimento desta arte.  Como a ópera, inicialmente um divertimento da corte, se torna pública e possível para um público pagante?

Publicidade

Para isso, é importante relembrar os três principais acontecimentos que contribuíram para o nascimento da ópera: Dafne e Euridice em Florença; O Orfeu, de Claudio Monteverdi, em Mântua; e o surgimento da ópera paga em Veneza.

Nas aulas três e quatro, o assunto é dramaturgia e formas musicais. Como se forma a ópera e como avaliar uma produção operística do ponto de vista estrutural.

E nos dois últimos episódios, uma breve história da vocalidade lírica e as diversas classificações vocais presentes em uma ópera, que de forma simples e conhecida do grande público são divididas em tenor, soprano, mezzo soprano, barítono, baixo e contralto.

Agenda de conteúdo – Iniciação à Ópera
  • Aula 1: O Nascimento da Ópera – parte 1
  • Aula 2: O Nascimento da Ópera – parte 2
  • Aula 3: Dramaturgia Musical – parte 1
  • Aula 4: Dramaturgia Musical – parte
  • Aula 5: Vozes Líricas – parte 1
  • Aula 6: Vozes Líricas – parte 2

Foto de capa: Ministries Coordinator