Para muitos paulistanos, o programa preferido de Ano Novo é descer para o litoral. Neste ano, porém, muitas pessoas que celebraram o Réveillon à beira-mar se depararam com uma surpresa desagradável: um surto de virose que acomete turistas e moradores.
Cidades como Guarujá, Praia Grande e Itanhaém sofrem com casos da doença, que causa diarreia, febre, náusea e vômitos. Confira a seguir tudo o que sabemos sobre o surto de virose, e o que fazer para se proteger caso esteja de passagem pela região.
Litoral de SP sofre com surto de virose após o Ano Novo
Nas redes sociais, centenas de turistas relatam ter se contaminado após passar o Ano Novo no litoral. A cidade mais citada é o Guarujá, que até então, foi a mais atingida: desde dezembro, o município contabilizou mais de dois mil casos. Além disso, há relatos de pessoas infectadas em Ubatuba, Santos, Praia Grande e outras cidades da Baixada Santista.
Farmácias locais relatam um grande aumento na demanda por medicamentos como probióticos, remédios para náusea e afins. Especificamente no Guarujá, o horário de atendimento das Unidades de Saúde da Família estará ampliado até 05 de janeiro, enquanto as UPAs e pronto-socorro funcionarão 24 horas.
Como se proteger?
Caso você esteja de passagem comprada para o litoral, é importante manter-se atento para diminuir as chances de contágio. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que acompanha de perto a situação na Baixada Santista, você pode se prevenir seguindo as recomendações a seguir:
- Evitar consumir alimentos fora de casa, como nas praias;
- Evitar alimentos mal cozidos;
- Manter alimentos sempre refrigerados;
- Lavar as mãos antes de se alimentar;
- Beber sempre água filtrada.
Além disso, é importante manter-se atento à balneabilidade das praias, isto é, à qualidade das águas. Na última medição da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, por exemplo, realizada nesta quinta dia 02, quase 40 praias paulistas estavam impróprias para banho em decorrência do alto nível de contaminação. Assim, confira sempre se a praia está própria para banhistas antes de entrar no mar.