Você já ouviu falar em ‘light art’? Caso não conheça, então se prepare para fazer uma imersão no mundo da arte luminosa! A exposição ‘Smart Lights – luzes inteligentes’, que ocupa o térreo e o 22º andar do Farol Santander, ficará em cartaz até 05 de maio de 2024. Saiba mais detalhes desse rolê!
Artistas brasileiros utilizam a luz como matéria-prima das criações
As obras de ‘light art’ ou arte luminosa trazem a luz como elemento principal ou como matéria-prima. Assim, a exposição ‘Smart Lights’ reúne sete de criações de artistas brasileiros que utilizam essa técnica. Entre eles, Anaisa Franco, Estudio Guto Requena, Leandro Lima, Modular Dreams, Motta&Lima, Raquel Kogan e Rejane Cantoni, e Sabrina Barrios.
Todos eles exploram as múltiplas facetas da luz, desde suas propriedades físicas e conceituais até sua capacidade de transformar o espaço e criar atmosferas únicas. Por meio de instalações interativas, projeções e esculturas luminosas, eles refletem sobre a natureza da luz e seu papel na percepção humana.
‘Smart Lights’ propõe interação ativa do espectador
A exposição é inédita em São Paulo e uma das propostas centrais desta mostra é a ideia de arte participativa. Ou seja, a obra de arte não é um objeto estático, mas algo que se realiza no espaço e no tempo, por meio da interação ativa ou ativada do espectador.
Assim, em um ambiente repleto de estímulos ópticos, os artistas convidam o público a se envolver e se tornar parte integrante da obra. Os visitantes podem e são encorajados a explorar, experimentar e interagir com as instalações luminosas, trazendo um novo significado às obras.
Um spoiler sobre algumas obras da exposição
Para te dar um gostinho do que você vai encontrar ao visitar a exposição ‘Smart Lights’, no Farol Santander, podemos adiantar alguns detalhes sobre as obras – sem estragar a surpresa, é claro!
Na obra imersiva inédita site-specific Reversa, de Sabrina Barrios, a artista usa luz e símbolos geométricos para criar uma pirâmide invertida, que simboliza o feminino. Suspensa no espaço expositivo, o trabalho insere o público em uma esfera tecnológica, ao mesmo tempo em que simula conexões ancestrais por meio de códigos e glifos.
Já para quem procura uma experiência interativa, a criação Dreamdeck, da dupla Modular Dreams, traz um brinquedo eletrônico interativo para todas as idades, que também funciona como um mobiliário. O movimento e o peso do próprio corpo de quem sobe no relevo interativo acionam as imagens dos vídeos cintilantes que alimentam a malha de LEDs disposta sob a obra.
Tem muitas outras obras interessantes por lá! Por isso, vale a pena conferir a exposição que fica em cartaz até maio.
📌Rua João Brícola, 24 – Centro
📅Até 05/05/2024
💵A partir de R$ 20,