×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Notícias

São Paulo volta para fase vermelha com piora da pandemia

By Giulia Trecco

Fase vermelha são paulo

Medida mais rigorosa entra em vigor neste sábado, dia 6, e se mantém até o dia 19; somente serviços essenciais devem abrir.

O Governador João Doria confirmou nesta quarta-feira, dia 3, que todos os 645 municípios do estado de São Paulo devem voltar para a Fase Vermelha do Plano São Paulo a partir deste sábado, dia 6. A etapa mais rigorosa de restrição de mobilidade urbana e serviços não essenciais fica em vigor até o próximo dia 19. A decisão foi tomada por conta do aumento alarmante de casos, internações e mortes causadas pelo coronavírus.

Veja também: Vamos precisar usar duas máscaras contra as novas variantes do coronavírus?

A decisão segue a recomendação de especialistas do Centro de Contingência do coronavírus e já havia sido alinhada em videoconferência entre o governador e 618 prefeitos e prefeitas no final da tarde da última terça, dia 3.

O que muda?

De acordo com o Plano São Paulo, a fase vermelha só permite funcionamento normal de serviços essenciais. Incluem-se na lista: indústrias, escolas, bancos, lotéricas, serviços de saúde e de segurança públicos e privados, construção civil, farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, feiras livres, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias, hotelaria e transporte público ou por aplicativo, entre outros.

Já os comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e pedidos por telefone ou internet.

Publicidade

Academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, lojas de rua, concessionárias, escritórios e parques deverão ficar totalmente fechados ao público.

Os serviços essenciais precisam cumprir protocolos sanitários rígidos, como fornecimento de álcool em gel, aferição de temperatura, ventilação de ambientes, controle de fluxo de público e horário diferenciado para abertura e fechamento. O toque de restrição estará em vigor a partir das 20h em todas as regiões do estado, com recomendação para circulação restrita em vias públicas e fiscalização ampliada até as 5h.

Foto de capa:  Engin Akyurt

Tags: política