É impossível limitar o polo gastronômico de uma cidade grande como São Paulo a um único bairro ou região. Embora saibamos que muitos dos restaurantes e bares mais populares da cidade estejam próximos ao centro, há opções tão boas quanto em lugares mais periféricos. Nós separamos quatro deles:
Mocofava
Localizado no Mandaqui, o Mocofava nasceu nos anos 1970, da parceria entre três irmãos pernambucanos. O restaurante ganhou esse nome por causa de uma receita original da casa, nascida do casamento do caldo de mocotó com a favada.
Onde: Rua Ires Leonor, 237 – Mandaqui
Mocotó
Bastante famoso por toda São Paulo, o Mocotó é comandado pelo chef Rodrigo Oliveira, filho de um dos irmãos criadores do Mocofava. No cardápio, comida sertaneja e inclusiva, que busca acolher diferentes paladares. Ocupa o 43º Lugar na lista dos melhores restaurantes da América Latina organizada pela revista britânica Restaurante.
Onde: Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1100 – Vila Medeiros
Paraíso da Cachaça
Em funcionamento desde 2004, o Paraíso da Cachaça faz jus ao nome com 80 tipos da bebida no cardápio. Além disso, o boteco também é famoso pela enorme carta de cervejas artesanais e pelos bolinhos de carne, bastante requisitados entre os frequentadores.
Onde: Avenida Direitos Humanos, 2067 – Mandaqui
Bar do Berinjela
Com ambiente familiar, o Bar do Berinjela oferece vários pratos e petiscos feitos a partir do fruto que dá nome à casa. Há bolinho, parmegiana, empanada e até escondidinho.
Onde: Praça Vinte de Janeiro, 67 – Tatuapé