×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura O Que Fazer

Artista cria “quebrada” em miniatura utilizando materiais recicláveis

By Giulia Trecco

quebrada miniatura sp

O projeto ‘Quebradinha’, do fotógrafo e artista plástico paulistano Marcelino Melo, recria casas da periferia da Zona Sul.

O fotógrafo (e, agora, também artista plástico) Marcelino Melo, mais conhecido como Nenê, é o criador do projeto ‘Quebradinha’. Morador do Jardim Piracuama, distrito do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo, ele improvisou um ateliê em casa e, desde janeiro, produz casas da periferia em miniatura.

Em entrevista à Agência Mural  de Jornalismo nas Periferias, Nenê contou um pouco sobre o seu processo criativo. Ele que há cinco anos trabalha fotografando com drone e sobrevoando as ruas do Campo Limpo, utiliza suas memórias das quebradas nas criações.

quebrada miniatura sp
@quebradinha_

Através do ‘Quebradinha’, o artista reutiliza materiais recicláveis, como papelão e garrafas pet, para produzir réplicas de como são as casas nas periferias da cidade.  Os materiais usados na produção são encontrados nos lixos do bairro. A madeira, encontrada em móveis como guarda roupas e estantes descartados nas ruas, e papelão são os itens mais usados por Marcelino.

Uso basicamente o que acho nas ruas. Encontro bastante coisa nos mercados e nos lixos. Não me formei para fazer essa parada, então vou descobrindo na hora, os materiais e as técnicas.

quebrada miniatura sp
@quebradinha_

De acordo com a entrevista, a caixa d’água foi o pontapé da primeira obra. Depois veio o telhado, as paredes e demais elementos que dão forma a uma casa. Em média, ele gasta cerca de dois meses para fazer uma miniatura e transformou a atividade em algo terapêutico.

Publicidade

quebrada miniatura sp
@quebradinha_

No perfil do Instagram, você pode acompanhar o processo de cada uma das quatro casas que já estão finalizadas. Além de conferir as próximas construções dessa quebrada em miniatura.

quebrada miniatura sp
@quebradinha_

Foto de capa: @quebradinha_