Prepare as cobertas e o chocolate quente: o inverno deste ano está surpreendendo até os mais calorentos! Se em 2024 o “inverno inexistente” foi alvo de piadas pelos paulistanos, em 2025, ele chegou com temperaturas negativas e até notícias falsas sobre neve na capital. Entenda o que está por trás desse fenômeno e descubra o que é verdade (ou não) sobre a frente fria em SP.
Por que o inverno em SP está mais frio em 2025?
Ao contrário dos anos anteriores, quando o El Niño aqueceu as águas do Oceano Pacífico e trouxe calor para o continente, 2025 começou com o Pacífico neutro. Ou seja, sem fenômenos influenciando o clima, o que abriu espaço para que ventos da Antártica chegassem com força na América do Sul.
Por consequência, estamos recebendo diversas massas de ar polares, que trazem este frio intenso para São Paulo! Além disso, segundo metereologistas, as mudanças climáticas globais fazem com que as temperaturas fiquem cada vez mais extremas — tanto para o frio, quanto para o calor.

É verdade que uma frente fria histórica causará neve em SP?
Com tanto frio em São Paulo, não demorou para as notícias falsas aparecerem. Uma imagem que circula na internet afirma que o Climatempo teria anunciado uma onda de frio sem precedentes, uma das mais intensas da história.
Segundo a publicação, um fenômeno chamado “ampliação polar” causaria temperaturas negativas em diversas regiões do país, chegando aos -10°C. Além disso, muitas capitais sofreriam com geada e até mesmo neve, inclusive São Paulo.
No entanto, o meteorologista Cesar Soares afirma em entrevista para o G1 que a previsão da tal frente fria histórica é falsa. Novas massas polares devem atingir São Paulo no final de julho, mas não serão intensas o suficiente para causar um cenário tão crítico.
