A frente fria chegou com tudo em São Paulo, com temperaturas baixíssimas que pegaram os paulistas de surpresa. Os termômetros cairam tanto que algumas das cidades de SP ficaram mais frias do que a Sibéria, acredita? É claro que o Hemisfério Norte está no verão agora, o que torna a comparação um pouco mais, digamos… desleal.
Ainda assim, as temperaturas veranis siberianas ficam por volta de 15ºC, enquanto a média do inverno paulistano está entre 14°C e 23°C. Então não seria nenhuma surpresa se o inverno paulista estivesse mais quente do que o verão russo, de forma que a “vitória” paulista ainda é, de certo modo, um feito.
Assim, os paulistas têm o gostinho de dizer que, ao menos um dia, nossos termômetros estiveram mais baixos do que em uma das regiões mais geladas do planeta. Houve até temperaturas negativas por aqui, diga-se de passagem. Em um lugar muito mais próximo do que os paulistanos imaginam…
Paulistas sentiram temperatura abaixo de zero nesta semana
Uma das cidades mais frias do Brasil é Campos do Jordão, cuja altitude elevada faz com que o inverno seja mais rigoso por lá do que em outras regiões. E não foi por menos — quem cedo madruga na “Suíça brasileira” precisou se encapotar bastante na última quarta (25), quando a cidade marcou 1,3°C ao amanhecer.
Mas pasme, Campos não foi a cidade mais fria do estado. Na mesma manhã, a capital paulista amanheceu com média de 5°C, mas determinadas regiões da cidade ficaram ainda mais geladas. É o caso da Zona Sul, onde a grande presença de natureza contribuiu para que os termômetros baixassem para impressionantes -0,7°C.
O grande recorde, porém, ficou com uma cidade do interior de São Paulo. A pequena Corumbataí, a 214 quilômetros de São Paulo, amanheceu com temperatura de -2,4°C. Haja cobertor!
Por que as cidades estão mais frias ultimamente?
Talvez essa pergunta soe boba. Faz frio porque estamos no inverno, ora bolas! Mas não é bem assim. Apesar de passarmos certo frio nesta época do ano, há outro fenômeno pontual que contribui para que os termômetros estejam (ainda) mais baixos do que o normal.
Na última segunda, 23, uma massa de ar polar chegou ao Brasil, o que influenciou o clima bruscamente. Segundo o Climatempo, o fenômeno veio forte e provocou “acentuada queda de temperatura” em diversos estados, sobretudo na região sul, em São Paulo e no Mato Grosso do Sul.
A previsão é que essa onda de frio dure até sexta, dia 27. Logo no dia seguinte, porém, outra massa de ar polar avançará pelo sul do Brasil. Será que chegará em São Paulo? Até que os termômetros nos digam, é melhor já preparar as mantas e um chá quentinho.