
O Parque Linear Tiquatira está na Zona Leste de São Paulo, sendo um dos corredores verdes mais importantes da região. Com 320 mil metros quadrados de extensão, ele funciona como um respiro de Mata Atlântica em plena capital, oferecendo sombra e lazer para a população.
A 20 anos atrás, porém, a situação era bem diferente. Naquela época, o parque não passava de um gramado abandonado às margens do córrego Tiquatira, que acumulava lixo e outros entulhos. Quase não havia árvores por lá, e aquele espaço acinzentado afugentava a maior parte da população.
A mudança só foi possível por conta de um morador: Hélio Silva, que caminhava frequentemente pelo local e decidiu transformá-lo em um reduto de verde na capital. Já ouviu essa história?

Do lixo ao luxo: conheça a história do Parque Linear Tiquatira
Era o início dos anos 2000. “Seu” Hélio Silva, morador da Zona Leste, caminhava pelo Tiquatira todos os dias antes de ir para o trabalho, e notou que a área — já bastante degradada — estava ficando cada vez pior. Afinal, além de quase não ter verde, ela recebia bastante lixo e se tornava um ponto para consumo de drogas.
Um belo dia, em novembro de 2003, ele uma ideia: plantar árvores que, em dez anos, transformariam aquele lugar em um oásis na capital. Com o próprio dinheiro, ele comprou 200 mudinhas de plantas nativas da Mata Atlântica, de forma a restaurar o bioma da região.
Sua iniciativa não foi bem vista de início. Um comerciante da região, que usava o espaço como estacionamento e temia que as árvores tirassem a visão do seu negócio, destruiu todas as mudas. Mas isso não desanimou Hélio Silva, que decidiu comprar o dobro de mudas e plantá-las no mesmo local.
Mais uma vez, o Plantador de Árvores — como Seu Hélio ficou conhecido — teve suas 400 mudas destruídas, e isso o incentivou a plantar ainda mais. Com o tempo, ele espalhou a notícia das “novas moradoras” do Tiquatira, e a população começou a apoiar o seu projeto. E as mudinhas puderam, finalmente, criar raízes em seu novo lar!
Parque Linear Tiquatira é um dos mais importantes da Zona Leste
Os anos se passaram e Hélio Silva continuou plantando mudas, que cresceram e se transformaram em um grande reduto de Mata Atlântica, em plena Selva de Concreto. Até que, em 2007, a prefeitura de São Paulo transformou a área no Parque Linear Tiquatira. Ele foi o primeiro parque linear de São Paulo, e serviu de inspiração para muitos que vieram depois.
Atualmente, o Parque Linear Tiquatira reúne 32 mil árvores de 160 espécies diferentes, como jacarandás, jequitibás, pitangueiras, palmeiras e jatobás. Juntas, elas formam uma espécie de floresta urbana que oferece melhor qualidade de vida aos moradores da Zona Leste.
Além da oportunidade de se conectar com a natureza, o parque conta com quadras poliesportivas, pistas de caminhada e skate, parquinhos infantis e quiosques com bebidas e petiscos. Ou seja, uma opção perfeita para o fim de semana!

Como visitar?
O Parque Linear Tiquatira está na Avenida Governador Carvalho Pinto, s/n, na Vila São Geraldo. A Ciclofaixa funciona no entorno do parque aos domingos e feriados, das 07h às 16h.
A estação de metrô mais próxima é a Vila Matilde, a 2 quilômetros de distância. Para conferir as linhas de ônibus que vão até o parque, confira o site da SPTrans.
