De tempos em tempos, vemos grandes estruturas da cidade receberem um novo nome em homenagem aos ícones que já não estão mais entre nós, como é o caso da antiga Rodovia dos Trabalhadores que atualmente se chama ‘Rodovia Ayrton Senna’. Agora é a vez do Parque Ibirapuera!
Essas mudanças acontecem para que as próximas gerações se recordem das personalidades que fizeram história no país e no mundo. Por isso, era de se esperar que essa figura que deixou tantas saudades nos paulistanos fosse consagrada com seu nome também e o local escolhido para esse feito foi um cartão-postal da cidade.
Mas afinal, quem é a estrela que nomeará o Parque Ibirapuera?
Em sua letra de ‘Minas de Sampa’, Rita Lee declarou seu apreço ao parque com o trecho “Praia de paulista é o Ibirapuera“. A rainha do rock, que morreu em maio de 2023, aos 75 anos, possivelmente terá seu nome eternizado no Ibira.
Para isso, a vereadora Luna Zarattin propôs o PL e a Câmara Municipal de São Paulo votou favoravelmente nesta terça-feira (09), mas ainda precisa passar por mais uma votação no Legislativo paulistano e pela sanção do prefeito Ricardo Nunes para que entre em vigor.
Se todas as partes aprovarem, ‘Parque Ibirapuera – Rita Lee’ será o novo nome do cartão-postal da cidade.
Parque Ibirapuera – Rita Lee: por que esse novo nome tem tudo a ver?
A cantora, que morava na Vila Mariana e frequentava o parque desde pequena, o apelidou carinhosamente de “Floresta Encantada”. Além disso, o livro “Rita Lee — uma autobiografia”, publicado em 2016, conta que a rainha do Rock ia semanalmente ao planetário. Posteriormente, ela pediu para que velassem seu corpo no local que tanto visitou.
O local é marcante na história de Rita, que ao longo de sua vida fez diversos passeios, caminhadas e piqueniques, como toda boa paulistana!