×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Notícias

Eleições 2020: qual é o papel do prefeito e dos vereadores?

By Giulia Trecco

prefeito e vereador

Há poucos dias do primeiro turno das eleições municipais, o papel do prefeito e dos vereadores ainda é motivo de dúvida entre eleitores.

No próximo domingo, dia 15, os eleitores vão às urnas escolher os representantes do poder municipal pelos próximos quatro anos. Ou seja, em 2020 são escolhidos os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Mas para votar corretamente é preciso entender o que cada um deles faz por São Paulo. Por isso, vamos explicar o papel de cada um agora.

Qual o papel do prefeito?

O prefeito é o representante máximo do Poder Executivo municipal. É ele quem comanda a administração da cidade, sendo responsável pela gestão dos serviços públicos da cidade como educação, saúde, transporte e limpeza pública, entre outros.

De acordo com o resumo feito pela Agência Brasil,

Às prefeituras cabe essencialmente cuidar de programas de assistência social, da limpeza das ruas, coleta de lixo, do transporte público, assim como debater e definir, em conjunto com a Câmara de Vereadores, o zoneamento urbano da cidade.

Apesar de não ser o prefeito o responsável pela segurança (isso é dever do Estado), políticas de prevenção também ajudam a construir uma cidade mais segura. Por isso, os prefeitos são as figuras responsáveis por pensarem em projetos voltados à ocupação do espaço público.

Publicidade

Lembra da reforma do Vale do Anhangabaú? É um exemplo de ação da prefeitura para levar a população a utilizar mais as zonas da cidade.

E o que fazem os vereadores?

Os vereadores são responsáveis, principalmente, por legislar dentro do município. Isso significa que são eles os responsáveis pelo tartamento das leis que regem o poder público municipal. Por isso, é importante ficar de olho nas propostas de lei dos vereadores, porque para que elas sejam aprovadas, não podem se chocar com leis estaduais ou federais.

Além disso, o vereador tem a função de fiscalização financeira e da execução orçamentária do Executivo Municipal, além de julgar as contas apresentadas pelo prefeito. Isso faz com que as prefeituras mantenham seu trabalho e gastos transparentes para a população.

Pronto para escolher os seus candidatos? Então saiba onde você deve votar.

Foto de capa: Agência Brasil EBC

Tags: política