×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Bem-estar & Natureza O Que Fazer

Dia do Capoeirista: onde aprender capoeira em São Paulo?

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

capoeira em são paulo

Prática criada no século XVI perdura até hoje como homenagem à cultura africana e brasileira.

O paranauê é o seguinte: nesta terça, dia 3, comemora-se mais um Dia do Capoeirista. A data serve como homenagem a todos aqueles que praticam a capoeira, um estilo de expressão corporal que mistura esporte, arte marcial, dança e música.

De onde veio a capoeira?

Reconhecida como patrimônio cultural imaterial brasileiro, a capoeira surgiu nos últimos anos do século XVI com escravos que viviam no Quilombo dos Palmares. Com o passar dos anos, se tornou símbolo de resistência e meio de sobrevivência e combate contra invasores portugueses.

A prática chegou a ser ilegal em todo território nacional no século XIX, quando a abolição da escravatura fez com que os negros e seus costumes fossem ainda mais marginalizados pela sociedade. Quem fosse apanhado praticando a luta era preso, torturado e até mesmo mutilado pelas autoridades.

A capoeira só deixou de ser ilegal em 1940, quando teve início o processo de desmarginalização da prática. Assim, muitos capoeiristas experientes começaram a passar seus conhecimentos a crianças e jovens.

Nos dias de hoje, a capoeira evoluiu de expressão corporal para vitrine da cultura brasileira mundo afora, já que elementos característicos como o som do berimbau e as rodas de cantoria já estão presentes em dezenas de países.

Publicidade

Onde praticar em São Paulo?

Uma das escolas mais antigas a ter a capoeira como principal negócio é a Berim Brasil, que atua no bairro da Mooca desde 1998. Hoje em dia, além de continuar com o trabalho na capital paulista, o grupo ainda administra filiais no México.

Também não é incomum encontrar academias que incluam na grade de aulas a prática, então vale dar uma sondada na recepção do estabelecimento.

Aulas particulares

Que tal apoiar mestres de capoeira particulares? Muitos deles utilizam a plataforma Superprof para oferecer aulas via webcam ou presenciais que geralmente saem mais em conta. Assim, tanto o bolso do aluno quanto o do professor agradece!