Maria Bethânia é um dos maiores nomes do MPB e bossa nova do Brasil, e em breve, será a mais nova homenageada do Itaú Cultural. A nova mostra da instituição, que entra em cartaz em 13 de março, terá a artista baiana como foco e apresentará sua trajetória ao público por meio de textos poéticos, como letras e depoimentos.
‘Ocupação Maria Bethânia’ fica disponível até 09 de junho, na sede do Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149 – Bela Vista). A entrada é gratuita. Fique por dentro a seguir!
‘Ocupação Maria Bethânia’ traz olhar poético sobre o legado da cantora
Natural de Santo Amaro, na Bahia, Maria Bethânia nasceu em 1946 em uma família de artistas. Irmã do também cantor Caetano Veloso, ela se tornou conhecida nacionalmente pelos sucessos ‘Reconvexo’, ‘Carta de Amor’ e ‘As canções que você fez pra mim’.
Em sessenta anos de carreira, a cantora e compositora é uma das referências em música brasileira, sendo conhecida como ‘Abelha Rainha’ e ‘Rainha do MPB’.
‘Ocupação Maria Bethânia’ busca apresentar a cantora ao público de forma nova, para além do senso comum que temos sobre ela. O ponto de partida serão textos poéticos relacionados à sua figura, em forma de cantos, poemas e depoimentos, que moldaram sua trajetória desde o Recôncavo Baiano até o sucesso nacional.
A mostra será a 62ª edição do Ocupação Itaú Cultural, projeto do IC que visa celebrar nomes relevantes do país em diversas áreas, como escritores, autores, cantores ou poetas. Esta edição sobre Maria Bethânia ocupará o térreo e primeiro andar da instituição, e a classificação é livre para todos os públicos.