E se, com um único clique, pudesse apreciar o quadro da Mona Lisa? O mesmo se aplica a outras 9 obras de arte, que pode ver já no conforto do seu sofá. 🖼️
É claro que sabemos que nada supera fazer uma visita real a qualquer um dos locais onde estas obras estão expostas, para sentir o cheiro da tinta das pinturas, ou ver mais de perto os trabalhos de alguns dos mais renomados pintores e escultores dos séculos passados.
Mas, por enquanto, só o podemos fazer desta forma: através de um computador ou mesmo de um smartphone com acesso à Internet.
Por isso, aproveita as visitas e as exposições virtuais que os mais famosos museus do mundo dispõem e, confortavelmente em sua casa, desfruta calmamente de algumas das maiores obras de arte de sempre.
1 – A Criação de Adão de Michelangelo, na Capela Sistina nos Museus do Vaticano
Raramente encontraria a Capela Sistina vazia como a vai encontrar através desta visita virtual. Se por um lado é verdade que com pessoas é mais entusiasmante, por outro vais conseguir ver com mais atenção todos os detalhes desta magnífica obra no Vaticano, um dos mais pequenos Estados do mundo.
Entre já na Capela Sistina aqui.
2 – A Persistência da Memória de Salvador Dali, no MoMA
Este é, sem dúvida, um dos quadros que nos tomou mais tempo nas nossas visitas virtuais; só aqui passámos uma manhã inteira, à procura de descobrir como é que a mente deste brilhante artista funcionava, tal é a complexidade dos seus trabalhos. Mas somos suspeitos… adoramos todo o percurso artístico de Salvador Dali, que faz parte do nosso imaginário desde a juventude.
Entre aqui para visitar a obra “A Persistência da Memória” no MoMA.
3 – Mona Lisa de Leonardo da Vinci, no Museu do Louvre
Ir a Paris sem visitar o Museu do Louvre (quando as filas não são gigaaaaaantes, claro) é como ir ao Roma e não ver o Papa. Acredite, vale mesmo a pena ver a Mona Lisa ali tão perto. Fica a dica para a sua próxima viagem até Paris. Para já, admire com toda a calma uma das mais importantes pinturas em todo o mundo, a Mona Lisa de Leonardo da Vinci.
Vamos até Paris para ver e admirar a Mona Lisa no Museu do Louvre? Entre aqui!
4 – Guernica de Pablo Picasso, no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia
Para ver ao vivo no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, uma das mais famosas pinturas de Pablo Picasso, a Guernica, vai conseguir absorver toda a sua atenção durante bastante tempo. Pintado em 1937, este quadro é um ícone da Guerra Civil Espanhola e um símbolo do antimilitarismo mundial e da luta pela liberdade do homem.
Pode saber mais sobre esta importante obra aqui.
5 – Os fuzilamentos de três de Maio de Goya, no Museu do Prado
“Três de Maio de 1808 em Madrid” é o outro nome desta importante e famosa pintura de Goya, que recebeu muitas críticas por estar aquém do que se pensava que o artista pintava na altura. Só depois, no auge do Romantismo e do Impressionismo é que esta pintura ganhou, realmente, o reconhecimento devido.
Saiba mais sobre esta pintura, instalada no Museu do Prado, em Madrid, aqui.
6 – A última Ceia de Leonardo da Vinci, no Museu Cenacolo Vinciano
Já quase todos tivemos uma réplica desta pintura de Leonardo da Vinci, em algum momento pendurada numa das paredes das nossas casas, certo? Representa um episódio bíblico da Última Ceia de Jesus com os Apóstolos antes de ser preso e crucificado e é um dos bens culturais mais conhecidos e estimados em todo o mundo.
Pode saber mais sobre esta pintura no Museu Cenacolo Vinciano aqui.
7 – Moça com Brinco de Pérola de Johannes Vermeer, no Museu Mauritshuis
Com certeza que já viu esta pintura em algum lugar, certo? Muitas chamam a esta pintura do holandês Vermeer a Mona Lisa do Norte, ou a Mona Lisa holandesa. Sabendo-se muito pouco sobre a data da sua pintura, e até mesmo sobre o seu autor, a verdade é que pode visitar esta e outras pinturas neste museu de arte na Holanda, um dos primeiros museus com visitas virtuais com alto detalhe nos trabalhos expostos, incluindo este de Vermeer.
Entre já neste museu e surpreenda-se com os detalhes de cada pintura.
8 – O Grito de Edvard Munch (coleção privada)
A par da Mona Lisa, é uma das obras mais importantes do movimento expressionista, destacando-se ainda como um ícone da cultura ao nível mundial. Faz parte de uma série de quatro pinturas, mas esta tornou-se a mais conhecida por ter sido arrematada em leilão por um valor de 119,9 milhões de dólares, em 2012.
Pode saber mais sobre esta obra no Museu Nacional da Noruega aqui.
9 – O Filho do Homem de René Magritte (coleção privada)
Esta pintura surrealista é um autorretrato de Magritte é, também ela, um dos ícones culturais da pintura, reconhecida em todo o mundo.
Uma vez que faz parte de uma coleção privada, pode saber mais sobre ela aqui.
10 – Nenúfares de Claude Monet, no Museu d’Orsay
Faz parte do leque de quase 250 obras a óleo de Monet, e esta representa o jardim de flores em Giverny, que serviu de tela de inspiração a este pintor nos últimos 30 anos da sua vida.
Para saber mais sobre este autor e as suas obras, deve entrar no Museu D’Orsay, em Paris.
Foto de capa: @fabrizio-verrecchia
Artigo originalmente publicado no Lisboa Secreta.