×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Notícias

Entenda como será o novo ensino médio em São Paulo

By São Paulo Secreto

novo ensino médio

Com as mudanças, o aluno poderá escolher parte das disciplinas e estudar conteúdos com os quais mais se identifica. Você concorda?

Neste mês, foi anunciada pelo governo a mudança curricular do ensino médio a partir do próximo ano. São Paulo é o primeiro estado a implementar a mudança no currículo do ensino médio na rede pública e particular de educação.

O novo currículo terá 12 opções de cursos, chamados itinerários formativos, e permitirá aos alunos escolher as disciplinas com as que mais se identifiquem. O projeto pretende que o estudante que ingresse no ensino médio possa escolher o itinerário acadêmico que vá de acordo com o seu projeto de vida. Por isso, as opções vão desde empreendedorismo até tecnologia e inovação.

A previsão é de que o currículo seja implementado progressivamente aos alunos da 1º série do ensino médio já em 2021. Em 2022, para os estudantes da 2º série, e no ano seguinte, para a 3ª série do ensino médio.

novo ensino médio
@Reprodução/Governo do Estado de São Paulo
Como será o novo currículo para estudantes?

O currículo do novo ensino médio paulista está estruturado em 3.150 horas, distribuídas em um período de três anos. Do montante total da carga horária, 1.800 horas são destinadas à formação básica e o restante, 1.350 horas, é referente aos itinerários formativos.

A formação geral básica refere-se às aulas de conhecimento geral e comum a todos os alunos. As áreas de conhecimento serão quatro: linguagens e suas tecnologias (língua portuguesa, artes, educação física e língua estrangeira); matemática; ciências humanas e sociais aplicadas (história, geografia, filosofia e sociologia); e ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, química e física).

Publicidade

novo ensino médio
@Reprodução/Governo do Estado de São Paulo

Na carga horária referente aos itinerários formativos, o estudante precisa escolher uma ou duas áreas de conhecimento da formação geral para aprofundar seus estudos, ou ainda, a formação técnica e profissional para se especializar.

novo ensino médio
@Reprodução/Governo do Estado de São Paulo

Foto de capa: Agência Brasil