Em um charmoso ateliê na Vila Anglo, pertinho do metrô Vila Madalena, acontece uma experiência culinária sem igual. Todas as semanas, os artistas-pesquisadores Vitor Barão e Carol Coronato abrem as portas de sua casa para as ‘Noites de Fermentação’.
Os jantares acontecem uma vez por semana, às sextas. A participação acontece apenas mediante reserva antecipada, e o casal informa através do Instagram e Lista de Transmissão no WhatsApp quando as vagas abrem ao público.
Uma jornada gastronômica em Noites de Fermentação
Primeiro é preciso compreender como tudo começou. Vitor e Carol criaram o ‘Gramáticas da Natureza’, um projeto que une arte, ciência e educação para aproximar as pessoas da natureza. A partir dele, criaram exposições, cursos e passaram por instituições como Inhotim, Sesc, Sesi, Unibes Cultural, entre outras.
Mas, como eles mesmos dizem: “‘Gramáticas da Natureza’ não é apenas uma expressão artística”. Afinal, uma das grandes pesquisas do duo gira em torno da cozinha, investigando ingredientes, processos, transformações e possibilidades.
Foi assim que Vitor, biólogo e cozinheiro, e Carol, educadora e diretora de arte, combinaram seus talentos para estudar e compartilhar as maravilhas da fermentação. Nasceu, então, o projeto ‘Noites de Fermentação’.
Uma vez por semana, o casal abre as portas da sua casa-ateliê para 12 sortudos que experimentam um menu que inclui desde entradinhas com diferentes fermentados até pizzas de fermentação selvagem e sobremesas inventivas. O valor por pessoa é de R$160, mas não inclui as bebidas. Vinhos naturais, drinks autorais e kombucha da casa podem ser adquiridos à parte.
Além disso, as ‘Noites de Fermentação’ são uma celebração do encontro humano e não humano. A ideia da dupla era, também, facilitar trocas entre os participantes e o ambiente.
Por isso, o espaço repleto de peças do acervo dos artistas é embalado por playlists meticulosamente curadas, criando um ambiente onde cada mordida e cada gole são parte de uma experiência maior.