×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura O Que Fazer

Museu de Arte Sacra de São Paulo apresenta exposições de presépios de Natal

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

Museu de Arte Sacra de São Paulo presépios

Uma das mostras pode ser visitada de graça na Estação Tiradentes, Linha 01 Azul do metrô, basta comprar o bilhete de viagem.

O Museu de Arte Sacra de São Paulo apresenta até 6 de janeiro de 2021 as exposições Gesù è nato a Napoli’ e “Presépios no Metrô”. Sob a curadoria de Marcelo Sampaio Ramos, a primeira mostra apresenta a lenda dos Napolitanos de que Jesus nasceu na cidade italiana. Já a segunda convida os usuários do transporte coletivo a fazer uma pausa entre o embarque e o desembarque nos trens para observar a criatividade dos artistas criadores dos 18 presépios apresentados na Estação Tiradentes, Linha 01 Azul.

Em Gesù è nato a Napoli’, o visitante é transportado para o Velho Continente, mais precisamente Itália e recebido por uma mesa de festa guardada por anjos heráldicos para recepcioná-los. Os 11 anjos, tramados em alumínio pelas hábeis mãos de Vagner Rodrigues, inserem a contemporaneidade ao ambiente histórico e assumem a função de guardar e indicar o caminho a ser percorrido até a cena mais representativa: um exemplar do Presépio Napolitano elaborado pelo arquiteto Omar Moreschi.

Museu de Arte Sacra de São Paulo presépios
Museu de Arte Sacra de São Paulo

Na exposição que acontece na Estação Tiradentes, é possível conferir 18 presépios com diferentes releituras do nascimento de Jesus. Se historicamente o nascimento de Jesus se deu em uma manjedoura improvisada em um estábulo, nesta mostra são diversos os locais imaginados para o acontecimento: da baixa do sapateiro em Salvador na Bahia ao berço colorido das figurinhas de barro que compõe o presépio Alentejano, tradição portuguesa reconhecida patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO.

Publicidade

Foto de capa: Divulgação/Museu de Arte Sacra de São Paulo

 

Tags: natal