Uma das mostras pode ser visitada de graça na Estação Tiradentes, Linha 01 Azul do metrô, basta comprar o bilhete de viagem.
O Museu de Arte Sacra de São Paulo apresenta até 6 de janeiro de 2021 as exposições ‘Gesù è nato a Napoli’ e “Presépios no Metrô”. Sob a curadoria de Marcelo Sampaio Ramos, a primeira mostra apresenta a lenda dos Napolitanos de que Jesus nasceu na cidade italiana. Já a segunda convida os usuários do transporte coletivo a fazer uma pausa entre o embarque e o desembarque nos trens para observar a criatividade dos artistas criadores dos 18 presépios apresentados na Estação Tiradentes, Linha 01 Azul.
Em ‘Gesù è nato a Napoli’, o visitante é transportado para o Velho Continente, mais precisamente Itália e recebido por uma mesa de festa guardada por anjos heráldicos para recepcioná-los. Os 11 anjos, tramados em alumínio pelas hábeis mãos de Vagner Rodrigues, inserem a contemporaneidade ao ambiente histórico e assumem a função de guardar e indicar o caminho a ser percorrido até a cena mais representativa: um exemplar do Presépio Napolitano elaborado pelo arquiteto Omar Moreschi.
Na exposição que acontece na Estação Tiradentes, é possível conferir 18 presépios com diferentes releituras do nascimento de Jesus. Se historicamente o nascimento de Jesus se deu em uma manjedoura improvisada em um estábulo, nesta mostra são diversos os locais imaginados para o acontecimento: da baixa do sapateiro em Salvador na Bahia ao berço colorido das figurinhas de barro que compõe o presépio Alentejano, tradição portuguesa reconhecida patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO.
Foto de capa: Divulgação/Museu de Arte Sacra de São Paulo