Aos sábados, os ingressos para o Museu da Língua Portuguesa já eram grátis. Mas, desde o início de junho, a instituição estendeu o convite amigo aos visitantes que forem aos domingos também. Assim, os finais de semana por lá terão entrada franca!
Neste mês, o espaço oferece programação sobre as línguas africanas presentes no país e como elas se relacionam com o nosso idioma. O destaque vai para a exposição ‘Línguas africanas que fazem o Brasil’, que analisa a influência do iorubá e de grupos eve-fon e bantu na língua portuguesa.
Confira a programação cultural de junho:
Além da exposição ‘Línguas africanas que fazem o Brasil’, que fica em cartaz até janeiro de 2025, o museu também promoverá outras atividades correlacionas ao tema abordado, como:
3ª Feira de Troca de Livros
Os participantes poderão trocar até oito livros em bom estado, sendo quatro livros por outros quatro livros da instituição e quatro livros por quatro ingressos. As pessoas também poderão permutar livros entre si ou doar para o museu, caso desejem.
🗓️ 08/06
⏰ 14h às 17h
📍Saguão B, pátio B e calçada do Museu
Clube de leitura: livro Minha pátria é a língua pretuguesa
O tema do papo literário será a obra ‘Minha pátria é a língua pretuguesa (Todavia)’, do escritor angolano Kalaf Epalanga. Além do clube de leitura e debate, também haverá sorteio de livros para os participantes.
🗓️15/06
⏰14h30 às 16h30
📍Saguão B
4º Sarau Africanizar no Museu
Os convidados do Sarau não vão deixar ninguém parado! Durante este evento haverá uma DJ para animar a festa, aula de samba-rock e passos de charme para quem quer aprender um novo ritmo ou praticar.
🗓️15/06
⏰12h às 14h
📍Saguão Central da Estação da Luz
Cursos para diversos públicos
O Museu promoverá dois cursos, um debate e encontros que dialogam diretamente com a exposição ‘Línguas africanas que fazem o Brasil’. Confira:
- Línguas africanas na formação do português brasileiro e o bajubá: o socioleto das travestis;
- 2º Encontro do Polo de Discussões 2024 – Linguagens Transatlânticas: ‘Essa língua agora é minha: heranças africanas no português brasileiro’;
- Curso Línguas africanas que fazem o Brasil;
- Falas do Corpo organiza quatro encontros para a terceira idade.
Confira mais informações sobre as atividades e como se inscrever clicando aqui.
Como garantir seu ingresso gratuito para o museu:
Para reservar sua entrada grátis no Museu da Língua Portuguesa é simples, basta clicar aqui. O espaço funciona de terça a domingo, sendo gratuito aos finais de semana, das 9h às 16h30, com permanência até 18h. Aproveite!