Criado em janeiro de 2017, o Museu da Imaginação surgiu do sonho de uma mãe empreendedora e oferece uma proposta de união entre a arte e o brincar. Em 2024, passar a ocupar um novo espaço no bairro da Água Branca, onde reabre as portas para receber milhares de crianças e adultos nos seus novíssimos 5 mil metros quadrados e dois andares disponíveis para visitação. Além das novas exposições que vão ocupar o lugar.
Então, anote na sua agenda: a reinauguração do Museu da Imaginação será dia 1° de junho e os ingressos já estão a venda com valores promocionais para a ocasião, a partir de R$ 79,90.
Museu da Imaginação
Para refrescar a mente: neste museu as crianças têm toda a liberdade para explorar a criatividade e a fantasia por meio de instalações imersivas e exposições interativas.
Desta forma, o museu coloca as crianças como protagonistas, oferecendo diversão com conteúdo cultural através do brincar livre, tendo a arte como fio condutor.
Confira as exposições que estarão em cartaz na reabertura:
- Mondrian: do figurativo ao abstrato;
- Escalando o Mundo;
- Dentro do Cérebro;
- Biomáquina
- ImaginEinstein;
- Pequenos Construtores;
- Espaço Baby Sensorial by Multikids;
- Matemágica;
- Emporio Multikids;
- Agriventura;
- Formigas em Ação;
- Suas escolhas, seu futuro;
- Plantando o Futuro.
Além disso, o museu conta com uma sala do silêncio, pensada para tranquilizar crianças com TEA, um espaço lúdico dedicado ao brincar e promove atividades e eventos especiais, como oficinas de arte, espetáculos teatrais e encontros com artistas e educadores. Do jeito que a criançada gosta!
Os espaços lúdicos privilegiam o livre brincar da criança, colocando-a como protagonista de sua própria imaginação. Aqui, estão à disposição diversas brincadeiras educativas que incentivam a coletividade, o aprendizado e a diversão. Assim, a criança utiliza seu próprio conhecimento para propor seus caminhos no brincar.
Já no andar Expositivo, as crianças passeiam por exposições imersivas e interativas, que promovem a aprendizagem de forma divertida. Entre elas, está ‘Mondrian: do figurativo ao abstrato’, que coloca o público em contato com as ideias do artista holandês Piet Mondrian e atividades inspiradas em suas obras abstratas, utilizando formas geométricas e cores primárias. Tudo isso por meio do sentir, tocar, escalar, montar, construir, explorar, imaginar e criar.
O espaço promove a interação, o contato e a experiência com a arte e principalmente o resgate do livre brincar. Por aqui, a brincadeira não é apenas uma dinâmica interna da criança, mas uma atividade dotada de um significado social que necessita de aprendizagem.