Os apaixonados por aviação já podem comemorar! Previsto para ser inaugurado em até três anos, o Museu Aeroespacial Paulista, também chamado de MAPA, promete se tornar um dos maiores polos de preservação e celebração da história aeronáutica no Brasil.
O local surge de uma parceria entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Museu Asas de um Sonho (MAS), fundado pela família Amaro, criadora da TAM Linhas Aéreas e promete ser um projeto robusto e repleto de significados históricos para a aviação.
O que o Museu Aeroespacial Paulista vai expor?
O acervo do MAPA será composto por 80 aeronaves, divididas entre o acervo da FAB e o do MAS. Entre os destaques estão modelos históricos como o Lockheed Constellation, um ícone da aviação comercial brasileira, além de réplicas das invenções de Santos Dumont, como o 14 Bis e o Demoiselle. Além disso, o museu contará com:
- Itens históricos que narram o desenvolvimento da aviação no Brasil e no mundo;
- Exposições temáticas, que explorarão desde os primórdios da aviação até hoje;
- Contexto educativo, reforçando o papel do museu como ferramenta de aprendizado.
Informações adicionais sobre o MAPA:
O Museu Aeroespacial Paulista será instalado no espaço do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), ao lado do Campo de Marte. A escolha não é por acaso: o local é um marco histórico da aviação brasileira, sendo o primeiro aeroporto civil do país.
Embora a inauguração esteja prevista para os próximos três anos, o estudo de viabilidade será concluído até março de 2025. Enquanto isso, parte do acervo do Museu Asas de um Sonho continuará exposto em Itu. Então, se você está ansioso por essa novidade, vale a pena fazer um bate e volta no MAS enquanto o Museu Aeroespacial Paulista é construído aqui na capital.