A 11ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, importante evento sul-americano dedicado à temática socioambiental, exibe 106 filmes de 35 países de 27 de julho a 17 de agosto. A programação programação gratuita está disponível aqui e conta com exibição em mais de 30 salas da cidade e online.
Para a abertura, nesta quarta, dia 27, o evento apresenta ‘Animal’, do diretor e escritor francês Cyril Dion. Exibido no Festival de Cannes, o filme mostra como dois jovens ativistas fazem parte de uma geração convencida de que o futuro está em perigo, entre a emergência climática e uma extinção em massa.
Uma retrospectiva reúne obras de Maldoror, considerada pioneira do cinema africano. Sua carreira foi dedicada a valorizar e promover a perspectiva dos povos negros sobre a cultura e os acontecimentos históricos. Então, o público poderá conferir na mostra uma seleção de seus títulos, que tratam de questões referentes à história e cultura africanas.
O evento terá ainda:
- exibição que celebra os 40 anos do filme ‘Koyaanisqatsi’, filme de estreia do diretor norte-americano Godfrey Reggio,
- competição latino-americana com 35 títulos,
- um amplo panorama internacional recente,
- concurso de curtas-metragens brasileiros assinados por estudantes,
- sessões especiais,
- debates e
- masterclass.
Além da programação na capital paulista, a Mostra Ecofalante passa por Piracicaba, Lorena, Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS).