Local é um dos cartões postais da cidade de São Paulo e fica logo atrás do Masp.
O local ainda ainda não foi reaberto, apesar da autorização do Estado, mas vale a pena colocar na lista de bons lugares para quando a quarentena passar.
Desde sua inauguração, em 1938, o Mirante 9 de Julho permaneceu abandonado por 76 anos. Somente em 2015 o espaço foi revitalizado. A partir dali transformou-se em uma área multicultural, com restaurante, café e eventos, como shows, feiras independentes, exibições ao ar livre, aulas e oficinas.
O local é aberto ao público, com entrada gratuita, e tornou-se um ponto turístico da cidade. Muitos já aproveitavam as escadarias para vislumbrar a Avenida que passa por baixo dele e a capital.
O nome do mirante remete a uma data relevante na história de São Paulo, 9 de julho de 1932, data do início da Revolução Constitucionalista de 1932.
Em 2019, o mirante passou por mais uma mudança. Hoje, o espaço é comandado só por mulheres. E, além disso, o espaço, aberto desde 2015, passou a se chamar Mira.
O projeto é um exemplo por oferecer uma programação 100% gratuita para a cidade com uma gestão coletiva e democrática feita por mulheres.
Você já visitou o Mira?
Foto de capa: I Hate Flash