Nesta semana, São Paulo recebe a Bienal Internacional do Livro, a maior feira literária da América Latina. Até 15 de setembro, os leitores poderão conhecer seus autores preferidos de perto e conferir milhares de títulos, afinal, por lá estão cerca de 150 expositores diferentes. E para aproveitar esse clima literário da Bienal, decidimos listar algumas das livrarias de rua em SP, que seguem firmes e fortes na capital e resistem às mudanças do mercado.
O mais legal é que, além de vender livros, essas livrarias são espaços de entretenimento como um todo. Afinal, muitas delas oferecem atividades culturais e de lazer, como saraus e festas de lançamentos, e até mesmo cafeterias. Ou seja, em sua próxima leitura, que tal dar uma passadinha nesses endereços e apoiar os livreiros independentes?
Livrarias de rua para conhecer em São Paulo
1. Megafauna
No icônico edifício Copan, está uma das livrarias de rua mais tradicionais de SP. Por aqui você encontrará não apenas livros, como também sessões de debate com autores, críticos e outros convidados especiais.
📍 Avenida Ipiranga, 200 – Loja 53 – Centro
📍 Rua Nestor Pestana, 196 – Consolação
2. Livraria Bandolim
Quem busca novas livrarias de rua em SP não pode deixar de conhecer a Bandolim. Além de livros de todos os gêneros, a casa recém-inaugurada também traz noites de apresentações musicais e um café/bar para acompanhar.
📍 Rua Conselheiro Brotero, 952 – Santa Cecilia
3. Livraria Simples
Esta charmosa livraria fica em uma casinha azul super fofa do Bexiga. Lá você encontra livros novos, usados e seminovos, assim como oficinas de leitura e saraus de poesia. Além disso, o espaço realiza feiras de trocas de livros presencialmente e pelo site.
📍 Rua Rocha, 259 – Bexiga
4. Livraria Caraíbas
Em seguida, mais uma novata na cidade. A Caraíbas abriu suas portas em agosto de 2024 e traz uma curadoria diversificada, de livros infantis a literatura estrangeira e não ficção.
📍 Rua Caraíbas, 586 – Perdizes
5. Patuscada Livraria, Bar & Café
A Patuscada se define como uma livraria e espaço cultural. Muito famosa entre artistas e poetas, ela organiza lançamentos e saraus de poesia em um ambiente super aconchegante, com direito a mesinhas no jardim e muita cerveja!
📍 Rua Luís Murat, 40 – Vila Madalena
6. Livraria Gato Sem Rabo
Por fim, a Gato Sem Rabo tem como foco títulos escritos por mulheres. Ela traz exemplares de autoras de todo o mundo que perpassam temas sociais como vivência queer, racismo, decolonialismo e, claro, feminismo.
📍 Rua Amaral Gurgel, 352 – Vila Buarque
Extra: Livraria Mandarina
Em maio deste ano, a tradicional Livraria Mandarina precisou fechar sua loja física, que ficava em Pinheiros. No entanto, ela segue viva pela internet, com venda de livros em seu catálogo virtual.
Apesar de não estar mais disponível presencialmente, achamos justo trazê-la como um extra por sua importância na história das livrarias de rua de SP; afinal, por cinco anos, ela trouxe lançamentos e outros eventos literários que agitaram a cena cultural paulistana! Saiba mais sobre o e-commerce da Mandarina aqui.