Os Guarulhenses podem celebrar! Este ano, a cidade apresentou um projeto que vai mudar a vida dos moradores e trabalhadores da região. O tão aguardado Metrô de Guarulhos está chegando com a Linha 19-Celeste, e promete ligar a cidade ao centro de São Paulo em apenas 30 minutos.
Ao todo, serão 15 estações ao longo de 17,6 km de extensão, a nova linha começará no Bosque Maia, em Guarulhos, e terminará na estação Anhangabaú, no centro da capital. Além de encurtar o trajeto, o plano prevê uma integração com outras linhas do metrô, como a Linha 1-Azul, 2-Vermelha e 3-Verde. Já imaginou o tempo que você vai economizar no dia a dia?
Quando este projeto vai sair do papel?
A previsão proposta no cronograma é que as obras iniciem em 2026 e a inauguração ocorra em 2033. Falando assim, pode parecer distante, mas o impacto positivo que o projeto trará para os guarulhenses e trabalhadores de Guarulhos é notável.
Além disso, o projeto será dividido em três partes. Assim, cada trecho cuidará de uma porção diferente do trajeto, abrangendo estações importantes como Guarulhos-Centro, Vila Augusta e Vila Maria. Confira a divisão proposta:
- Bosque Maia a Itapegica: cinco estações e seis poços de ventilação em Guarulhos;
- Jardim Julieta a Vila Maria: cinco estações, pátio Vila Medeiros e mais seis poços de ventilação;
- Catumbi a Anhangabaú: cinco estações e, novamente, seis poços de ventilação.
Por que a Linha 19-Celeste é tão importante?
Além de ser um grande avanço para a mobilidade urbana, especialmente para a cidade de Guarulhos, a Linha 19-Celeste também promete reduzir o trânsito e gerar empregos com obras e operações da linha. O projeto também visa reduzir a quantidade de carros nas ruas, diminuindo a emissão de poluentes e promovendo uma melhor qualidade de vida para a população.
Até o momento, o projeto está sendo orçado no valor de R$ 19,5 bilhões de reais. O investimento contempla as obras civis, desapropriações e a implantação de sistemas modernos como escadas rolantes e elevadores nas estações.