A partir desta terça, dia 16, a Japan House recebe uma nova exposição inédita. ‘Japão em miniaturas’ apresenta o trabalho do fotógrafo japonês Tatsuya Tanaka. A partir do conceito do “mitate”, termo tradicional japonês que sugere novas interpretações para objetos do cotidiano, Tanaka cria pequenos universos lúdicos.
Em cartaz até 08 de outubro, a mostra gratuita pode ser vista:
- de terça a sexta, das 10h às 18h;
- aos sábados, das 9h às 19h;
- aos domingos e feriados, das 9h às 18h.
Japão em miniaturas
A floração das cerejeiras, a marcante presença do Monte Fuji, os restaurantes de sushi em esteiras, a prática de artes manuais e marciais, além das tradicionais festividades japonesas. Essas são apenas algumas das cenas retratadas em miniatura por Tatsuya Tanaka.
Ao todo, estão na Japan House 37 obras criadas a partir de elementos do dia a dia japonês. Por exemplo, alimentos como macarrão e sushi, itens de maquiagem, canudos, pregadores, leques, etc.
Para facilitar o passeio, a exposição divide-se em cinco grupos:
- Estações do ano e seus eventos;
- Cenas do Japão tradicional;
- Cenas do Japão moderno;
- Vida cotidiana; e
- Práticas tradicionais
O público irá reconhecer cerdas de escovas que se tornam plantações arroz; embalagens da soja fermentada japonesa, nattō, na arquitetura de um importante castelo japonês; canudos verdes que poderiam ser bambuzal, a partir da mudança de perspectiva e escala.
Para valorizar ainda mais esses pequenos universos, a expografia aposta no minimalismo e nas diferentes perspectivas de observação. Por isso, estimula o público enxergar algumas obras por meio de lupas, de pé ou sentado, observando todos os ângulos.
Além disso, a exposição ‘Japão em miniaturas’ ainda conta com recursos táteis, audiodescrição e de Libras por meio de QR Code.
Sobre o projeto de Tatsuya Tanaka
Desde 2011, o fotógrafo realiza o projeto ‘Miniature Calendar’, ou calendário miniatura.
Nele, Tanaka reimagina e ressignifica objetos do cotidiano, propondo cenas e imagens em miniatura. Desde então, diariamente, apresenta suas criações na internet.
Com obras inusitadas que unem elementos de surpresa e humor, o artista e fotógrafo de miniatura realiza exposições no Japão e internacionalmente.