Nesta terça, dia 07, a Japan House inaugurou ‘ESSÊNCIA: Jardim Interior – Atsunobu Katagiri’, a instalação botânica inédita que ocupa o térreo da instituição. Até 30 de abril, é possível conferir a obra inédita na América Latina, que irá se transformar no decorrer das semanas.
A exposição gratuita é um convite a um momento de contemplação na agitada Avenida Paulista. Assim, os visitantes podem parar por alguns momentos e refletir sobre a presença essencial da natureza em todos os âmbitos da vida.
O artista
O mestre em Ikebana, Atsunobu Katagiri, é conhecido por sua abordagem contemporânea no uso de plantas e flores. Em seu trabalho, combina aspectos criativos tradicionais e questões atuais.
Por exemplo, em 2013, desenvolveu o projeto ‘Sacrifício’ depois de uma temporada em Fukushima, região afetada pelo grande terremoto de 2011. Durante a estadia, Katagiri observava a destruição recente, mas, também, notava a natureza retomando seu crescimento. Nesse ambiente, coletou e criou arranjos florais exuberantes colocando as ruínas como cenário, como se representasse esta regeneração.
Instalação Botânica
Na Japan House, a instalação botânica de Atsunobu Katagiri ocupa o andar térreo da instituição.
A parede de vidro está coberta por imagens de flores de várias origens, que foram selecionadas, escaneadas e ampliadas pelo próprio artista, criando um clima mais intimista e acolhedor no espaço.
No ambiente, os visitantes encontram plantas, flores e substratos, como musgo, por exemplo. No Japão, eles possuem grande importância, sendo elementos essenciais nas florestas e jardins. Para a cultura japonesa, o musgo representa conceitos como beleza, simplicidade e sofisticação, além da estética do wabi-sabi (em português: transitoriedade e imperfeição).
Por se tratar de uma instalação viva, ao longo de oito semanas será possível observar os diferentes ciclos de vida de cada elemento. Enquanto algumas espécies se desenvolvem, outras que chegam ao seu fim.
Mais do que trazer a natureza para dentro da cidade, Katagiri faz uma homenagem à sua força regeneradora, sem domá-la.
A exposição conta, também, com uma programação paralela com a participação do artista. confira a programação:
Workshop ‘I am Flower – adornos florais’ com Atsunobu Katagiri
Quando: domingo, dia 12, na Japan House São Paulo
Horários: 10h; 11h30; 14h; 15h30
Duração: 60 min
Participação mediante retirada de senhas na recepção com 30 minutos de antecedência.
Palestra ‘A arte da Ikebana: seu passado e presente’ com Atsunobu Katagiri
Quando: terça, dia 14, através do canal YouTube da Japan House São Paulo
Horário: 16h
Duração: 90 min