
Nesta semana, a greve da CPTM é um tópico que está preocupando os paulistas que utilizam do transporte público para chegarem em seus trabalhos. A notícia surpreendeu os passageiros e a suspensão dos serviços já tem data marcada. Então, se você é usuário da CPTM, programe-se para utilizar uma rota alternativa a partir do dia previsto para a greve e fique por dentro das atualizações desta pauta.
A princípio, a greve está prevista para iniciar na quarta, dia 26, e não tem prazo determinado para ser encerrada. Até o momento, ela prevê a paralisação de cinco linhas da Grande São Paulo e, com isso, deve impactar as cidades vizinhas.

Quais linhas serão afetadas com a greve da CPTM?
Cinco linhas da CPTM devem ser paralisadas nos próximos dias. Se você necessita de alguma das opções mencionadas abaixo, vale a pena conferir um trajeto alternativo para utilizar nos próximos dias:
- 7-Rubi
- 10-Turquesa
- 11-Coral
- 12-Safira
- 13-Jade
Essas linhas conectam as cidades de Guarulhos, Mogi das Cruzes e Suzano à capital. Com isso, estima-se que 1,6 milhão de passageiros da Grande São Paulo sejam impactados pela alteração de funcionamento do transporte público.

O que motivou a paralisação?
A greve da CPTM é motivada pelo plano de privatização do Governo do Estado de São Paulo. Na manhã desta terça, dia 25, os ferroviários pretendem realizar um ato público em frente à Bolsa de Valores, a B3, onde deve ocorrer o leilão das concessões das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade na sexta-feira, dia 28.
Para os trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a CPTM, estas privatizações podem provocar mais problemas para o sistema de transporte público do estado. Já que as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, concedidas à ViaMobilidade em 2023, ainda causam falhas no sistema e transtornos para os usuários.
