×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura

O grafite no Teatro do Incêndio inspirado no primeiro quilombo urbano de SP

By São Paulo Secreto

Mural Saracura -Teatro do Incêndio -foto divulgação

Painel integra projeto de consciência coletiva e valorização histórica do Bixiga.

Cia. Teatro do Incêndio inaugurou um mural de arte urbana – o ‘Saracura’, criado pelo artista plástico e muralista Diego Mouro. O painel está localizado na sede do coletivo, a esquina das ruas Treze de Maio e Santo Antônio, imóvel histórico, de 1905, na entrada do tradicional bairro Bixiga, região da Bela Vista.

Veja também: Um tour virtual por 10 dos grafites mais conhecidos da cidade

O mural faz parte de um projeto que busca transformar o espaço urbano em lugar de vida e convivência. O tema do painel alinha os afetos cotidianos da comunidade com a história do bairro, ocupando o paredão superior do prédio anexo à sede do Teatro do Incêndio, como uma grande proa vista em perspectiva logo na entrada do bairro.

No painel, Diego Mouro retrata uma mulher preta estendendo roupa no varal que, segundo o próprio,

é um retrato do cotidiano, uma atividade que, de alguma forma, reúne as pessoas pelas peças de roupas em um mesmo varal, uma imagem comum a muitos nessa comunidade.

Publicidade

O artista se inspirou no fato do Bixiga ter sido o primeiro quilombo urbano, chamado Saracura, para onde alguns escravizados fugiam, passavam-se por trabalhadores junto aos alforriados e eram acolhidos por alguém que lhes oferecia um quarto. Isto fortaleceu a criação da comunidade: um bairro com tantas pensões, local de chegada de muitas pessoas.

Veja também: A rua na Lapa grafitada por 100 artistas mulheres

Foto de capa: Divulgação/Teatro do Incêndio