Estabelecimentos comerciais poderão funcionar até as 22h, com ocupação máxima de 60%.
O governo de São Paulo anunciou na quarta, dia 19, uma nova fase de flexibilização da quarentena em todo o estado. A partir de 1º de junho, estabelecimentos comerciais poderão funcionar até as 22h.
“Estamos avançando, mas com cautela, com prudência e recomendando às pessoas que continuem a usar máscara, a fazer uso de álcool em gel e a lavar as mãos com frequência”, disse o governador João Doria em coletiva de imprensa.
A nova regra valerá para todos os setores comerciais, serviços em geral, restaurantes, atividades religiosas e culturais, salões de beleza e academias. Somente parques, tanto municipais quanto estaduais, permanecerão com horário de funcionamento inalterado, das 6h às 18h.
Da mesma forma, o governo disse que mudará a recomendação de ocupação máxima dos estabelecimentos. A partir do dia 24 de maio, o limite aumenta de 30% para 40%. Posteriormente, em 1º de junho, subirá para 60%.
Índices ainda preocupantes
Vale pontuar que, mesmo com a chamada fase de transição em vigor, os índices continuam desfavoráveis. Segundo pesquisa recente, 85% dos hospitais privados ouvidos estão com pelo menos 80% dos leitos de UTI ocupados. Ou seja, a melhor opção ainda é ficar o máximo possível dentro de casa e longe de aglomerações.