Em cartaz até 28 de agosto, no Centro Cultural Fiesp, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) deste ano turbina ainda mais a conexão entre a arte, a criatividade e a tecnologia.
O tema deste ano é a ‘Supercriatividade’, que aparece nos trabalhos de videoarte, animações, games e instalações imersivas. Além disso, o visitante pode interagir com obras através da inteligência artificial e da realidade aumentada.
Afinal, o festival já é conhecido por oferecer ao público a chance de interagir e conhecer o que há de novo nas diferentes linguagens da arte eletrônica em todo o mundo.
Então, se quiser conferir as novidades, aproveite a mostra de quarta a domingo, das 10h às 20h. Mas é bom chegar cedo, porque as entradas são gratuitas, porém, por ordem de chegada.
O que vai ver
A ‘Supercriatividade’ aparece em em trabalhos de artistas brasileiros e de outras 35 nacionalidades. Entre eles, alguns destaques são:
- Augmented Shadow: Inside, do sul-coreano Joon Y Moon
A obra inédita no Brasil, explora uma fronteira real-virtual. Através da experiência de realidade aumentada, permite a interação com personagens em sombras virtuais de objetos reais tridimensionais, como portas, janelas e cadeiras.
- LIMINAL, do canadense Louis-Philippe Rondeau
O arco instalado no centro da Galeria de Arte forma uma espécie de portal temporal. Ao passar por ele, o visitante vê sua imagem projetada na tela, por meio de uma técnica chamada slit-scan. De acordo com o SESI-SP, artista pretende trabalhar o limite entre o presente e o passado.
- #L1, do uruguaio Fernando Velásquez
Em entrevista à Agência Brasil, o programador Gustavo Milward, que participou da criação, contou que “a obra, que consiste em 16 barras de neon, não é interativa. No entanto, ela é única: cada visitante que passar por ela vai ter uma experiência diferente”.
Do lado de fora, o próprio edifício do Centro Cultural Fiesp serve de palco de exibições. Isso porque, projeções acontecem diariamente, enquanto durar o festival. Por isso, se você passar pela Avenida Paulista, entre às 19h e às 6h, não deixe de olhar para a fachada do prédio.
Onde: Avenida Paulista, 1313 – Cerqueira César