Em cartaz até 25 de agosto, no Centro Cultural Fiesp, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) deste ano turbina ainda mais a conexão entre a arte, a criatividade e a tecnologia.
As visitas à exposição principal acontecem de terça a domingo, das 10h às 20h, com entrada gratuita.
Em 2024, a exposição reflete o futuro da arte ao lado das inovações de computação quântica e inteligência artificial sintética. Assim, o público observará o papel das produções artísticas em meio à revolução tecnológica.
A mostra também explora a arte sintética, ou seja, aquelas produzidas pelas chamadas “IAs” em conjunto com a genialidade dos artistas.
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – FILE 2024
A ideia é que os visitantes possam interagir ativamente com as obras e, dessa forma, aprendam com essas experiências estéticas.
Na área de exposição quântica, a mostra conta com a exibição inédita de um computador quântico em pleno funcionamento. Outro destaque é ‘Fotografia Quântica’, um experimento que desafia as fronteiras da física e da arte ao capturar imagens através de processos quânticos. Por fim, ‘Sounding Qubits’ traz uma experiência auditiva revolucionária ao explorar composições musicais com computadores quânticos.
Já na área nomeada de ‘Exposição de arte sintética’, artistas expõem obras e instalações que fundem tecnologia e arte. Entre elas, a ‘Na onda do mar: The Sea’, uma escultura robótica alimentada por inteligência artificial que traz o oceano à vida e a ‘Smart Hans’, uma versão artificial de Clever Hans, o cavalo que ficou famoso por adivinhar números mentalizados. Desta forma, é possível pensar em qualquer número entre 4 e 10 que ele irá adivinhar.
📍Avenida Paulista, 1313 – Cerqueira César