O Festival Ilumina, um dos mais disputados da América Latina, confirmou sua 9ª edição na cidade de São Paulo em janeiro de 2024. Além disso, também terão apresentações em Caconde e na Mococa. A nova edição promete uma experiência imersiva que contará com a participação de mais de 30 artistas e a realização de seis concertos gratuitos. Confira mais detalhes!
O festival Ilumina acontece desde 2015
Fundado em 2015, o Ilumina era um pequeno festival de música em uma fazenda de café. Hoje, é um dos eventos mais disputados da América Latina.
Isso porque é composto por um coletivo de artistas e articuladores, o projeto atua, durante todo o ano, diretamente com jovens artistas – bolsistas com contextos socioeconômicos mais difíceis.
O objetivo? Formar lideranças e professores que ampliem e democratizem o acesso à música erudita no país.
Além disso, o repertório do Ilumina é extremamente diversificado. Ou seja, quem assiste escuta música erudita, MPB e até funk carioca!
O que já sabemos sobre o festival?
O que já sabemos sobre o Festival Ilumina, que acontece em janeiro de 2024?
Além das apresentações gratuitas em São Paulo, Mococa e Caconde, o festival também conta com uma série de concertos internacionais ao longo do ano na Sala São Paulo, destacando solistas de renome mundial.
Além disso, atividades como os Concertos ECO, introduzindo música clássica em comunidades rurais, e o programa EQUAL MUSIC, promovendo a igualdade de gênero no campo da música clássica, também fazem parte do evento.
Mas não acabou não! O Ilumina U oferecerá seminários com palestras abrangentes, apresentando conteúdos inéditos em projetos artísticos para o desenvolvimento pessoal e profissional para artistas de todos os segmentos.
Os artistas confirmados
Também já temos a lista dos artistas já confirmados para o festival em 2024! São eles:
Tai Murray (violino, Estados Unidos), Asbjørn Nørgaard (viola, Dinamarca), Amalie Stalheim (violoncelo, Noruega), Bruno Lima (violoncelo, Brasil), Seth Parker Woods (violoncelo, Estados Unidos), Emnanuele Baldini (violino, Itália), Henja Semmler (violino, Alemanha), Felipe Bueno (violino, Brasil), Pedro Gadelha (contrabaixo, Brasil), Edmundo Carneiro (percussão, Brasil), Ernestine Tahedl (pintora, Canadá), e Miwa Kozuma (dançarina, Brasil).
Importante destacar que a presença de músicos brasileiros entre os solistas celebra e destaca o talento local, proporcionando uma plataforma para artistas nacionais brilharem ao lado de seus pares internacionais. Então, animados para o festival?