De 29 de junho a 28 de julho, o Festival de Inverno de Campos do Jordão, maior evento de música clássica da América Latina, retorna em sua 54ª edição. Com mais de 60 concertos na programação, o festival é um verdadeiro presente cultural para os amantes da música clássica e para o público em geral.
Este ano, o festival se espalha por três locais em Campos do Jordão: o Auditório Claudio Santoro, o Parque Capivari e a Capela São Pedro Apóstolo, além de dois espaços na capital paulista: a Sala São Paulo e a Universidade Presbiteriana Mackenzie.
A entrada é gratuita, porém, os ingressos ficam disponíveis apenas três dias antes de cada apresentação. Cada pessoa pode reservar até quatro lugares através do site oficial. Além disso, há distribuição de ingressos 1h antes do início dos concertos.
O Festival de Inverno de Campos do Jordão
O Festival de Inverno de Campos do Jordão é uma celebração da música clássica que enriquece o cenário cultural do Brasil. Desta forma, sua programação diversificada e gratuita emociona o público com performances de alta qualidade.
O evento surgiu em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima. Ao longo de suas 54 edições, se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, oferecendo uma programação com grandes nomes da música nacional e internacional.
Além disso, o evento também conta com trabalho pedagógico amplo e qualificado. Afinal, no festival, jovens músicos têm a chance de aprender com grandes nomes da música clássica.
Nesta edição, 137 bolsas de estudo integrais serão ofertadas: 119 para instrumentistas, seis para regentes, seis para piano e seis para violão. Durante um mês, os 65 professores desenvolvem duas semanas de prática orquestral e duas de música de câmara, música antiga e camerata.
Uma celebração musical na Serra da Mantiqueira
A edição de 2024 do Festival de Inverno de Campos do Jordão inclui concertos memoráveis, como a abertura (no dia 29 de junho) com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).
Além disso, a programação contará com a presença de grupos internacionais de destaque, incluindo:
- Orquestra Sinfônica de Ñuble (Chile);
- Orquestra Juvenil Nacional do Sodre de Montevidéu (Uruguai);
- Orquestra Sinfônica Nacional da Colômbia;
- Quarteto Piatti, da Inglaterra;
- Geneva Brass Quintet, da Suíça.