Na última segunda (15), a Prefeitura de SP deu início à expansão da Faixa Azul, que será implementada em mais quatro vias da cidade. Desta vez, serão comtempladas nas avenidas Washington Luís e Santos Dumont, Túnel Ayrton Senna I e Rua Santa Eulália, que deverão receber as faixas exclusivas para motos até o fim de abril.
Projeto Faixa Azul deve se expandir pela cidade nos próximos tempos
Atualmente, São Paulo tem aproximadamente 1 milhão e 300 motos em circulação. No objetivo de aumentar a segurança desses veículos e diminuir a incidência de acidentes graves, a Prefeitura criou em 2022 um projeto-piloto da Faixa Azul. Por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), implementou-se faixas exclusivas em trecho de aproximadamente cinco quilômetros da avenida 23 de Maio, uma das mais movimentadas da cidade.
São Paulo conta atualmente com 220 quilômetros de faixas azuis, em avenidas importantes como Brigadeiro Faria Lima, das Nações Unidas e Sumaré.
Já as novas faixas serão implementadas nos seguintes trechos:
- Washington Luís: entre a rua Vieira de Morais e avenida dos Bandeirantes; entre a avenida Interlagos e rua Lacedemônia; entre rua Viaza e avenida Dória
- Túnel Ayrton Senna I: entre avenida 23 de Maio e rua Colentino Marques
- Avenida Santos Dumont: da avenida Braz Leme até a Ponte das Bandeiras (ambos os sentidos)
- Rua Santa Eulália: entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Santos Dumont (sentido Centro)
De acordo com dados da CET, o projeto ajudou na diminuição de feridos por acidentes com moto. Por exemplo, em 12 meses de teste, houve 98 acidentes no trecho da Avenida 23 de Maio com faixa azul. Destes, 44 ocorreram na faixa e não houve pessoas feridas. Já os outros 54, fora da faixa, geraram ferimentos leves ou graves.
Além disso, em 2023 o índice de lentidão da avenida reduziu em 15% se comparado com 2019, antes da pandemia.