Que nesta quarta, dia 25, São Paulo celebra seu 469º aniversário você já sabe. Mas você sabia que estão em cartaz seis exposições que têm a cidade como tema principal?
Obras de novos a consagrados artistas apresentam a capital paulista por diferentes ângulos. Ou seja, neste feriado, você pode comemorar o aniversário de São Paulo em um passeio cultural para um verdadeiro paulistano apaixonado. Escolha a sua mostra favorita e aproveite a dica de passeio.
Intersecções: Negros(as) indígenas e periféricos(as) na Cidade de São Paulo
Na quarta, dia 25, o Museu da Cidade inaugura a exposição ‘Intersecções: Negros(as) indígenas e periféricos(as) na Cidade de São Paulo’. A mostra reúne mais de 300 obras de mais de 100 artistas paulistanos.
Dividida em três eixos, a exposição apresenta a produção dos últimos 40 anos que fizeram parte de narrativas negras, indígenas e periféricas na cidade. Além disso, mostra como a cultura paulistana nos dias de hoje depende desses grupos.
Onde: Museu da Cidade de São Paulo – Rua Roberto Simonsen, 136 – Centro Histórico de São Paulo
Art Sampa
Para celebrar os 469 anos de São Paulo, o Shopping Frei Caneca inaugurou exposição ‘ART Sampa’. Até o dia 31 de janeiro, o público é convidado a visitar a mostra gratuita, que reúne ao menos 25 trabalhos de quatro artistas paulistanas.
A ideia da exposição é refletir sobre a riqueza cultural da cidade. Por isso, as obras representam a diversidade étnica, cenas artísticas e arquitetura marcante de São Paulo.
Onde: Shopping Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569 – Consolação
Redescobrindo São Paulo
O Shopping Center 3 também presta uma homenagem à cidade com a exposição ‘Redescobrindo São Paulo’. A mostra gratuita reúne 20 obras – entre fotos com intervenções e vídeos – assinadas pelo ilustrador e designer gráfico Jean Rosa.
No último ano, Jean ganhou fama nas redes sociais com suas releituras de prédios icônicos. O artista apresenta novos e descontraídos pontos de vista sobre cenários típicos da capital paulista. O trabalho é uma parceria com o fotógrafo Mavinho Acoroni, responsável pela captação aérea das imagens.
Onde: Shopping Center 3 – Rua Augusta, 1611 – Consolação
Paisagem Construída: São Paulo e Burle Marx
A mostra, em cartaz no Centro Cultural Fiesp, apresenta o paisagismo desenvolvido por Roberto Burle Marx durante o século XX. Além de ver de perto os projetos mais icônicos do paisagista, o público confere um “Jardim Efêmero” com estruturas verticais na entrada do prédio na Avenida Paulista.
As peças selecionadas para a exposição refletem a pluralidade do trabalho de Burle Marx através de sete décadas em desenhos, maquetes, plantas de projeto, croquis, fotografias e vídeos.
Onde: Avenida Paulista, 1313 – Bela Vista
Modernas! São Paulo visto por elas
Em cartaz no Museu Judaico de São Paulo, a exposição ‘Modernas! São Paulo visto por elas’ reúne cerca de 81 imagens da cidade registradas entre 1940 e 1990 por sete mulheres que fugiam da perseguição nazista na Europa.
Alice Brill, Claudia Andujar, Gertrudes Altschul, Hildegard Rosenthal, Lily Sverner, Madalena Schwartz e Stefania Bril encontraram na fotografia uma forma de se relacionar com o território em que desembarcaram. Durante a exposição, o público conhece os seus olhares sobre a cidade trazem na bagagem diferentes repertórios e influências vanguardistas.
Onde: Rua Martinho Prado, 128 – Bela Vista
A Cara de São Paulo
Na quarta, dia 25, o Shopping Cidade São Paulo inaugura a exposição fotográfica ‘A Cara de São Paulo’. A terceira edição da mostra apresenta 27 personalidades, clicadas pela dupla de fotógrafos Catarina Machado e José Barbosa, indicadas pelo público através das redes sociais.
Nascidas ou não na capital, cada uma dessas pessoas deu seu testemunho de amor à cidade em um vídeo que integra a exposição. O público pode visitar gratuitamente até o dia 15 de fevereiro.
Onde: Shopping Cidade São Paulo – Avenida Paulista, 1230 – Bela Vista