×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura O Que Fazer

As exposições que estão rolando no Sesc para visitar sem gastar nada

By Giulia Trecco

sesc

Com agendamento prévio pela internet, é possível conferir as mostras que acontecem em algumas das unidades reabertas.

O Sesc São Paulo é um dos espaços culturais mais visitados da cidade. E agora, oferece a possibilidade de visitação presencial a algumas das exposições que estão acontecendo em suas unidades. Nesta fase de retomada gradual das atividades, é necessário efetuar o agendamento antecipado e gratuito dos ingressos. Isso porque as vagas para as sessões são limitadas, garantindo o distanciamento social.

As exposições da capital

Sesc 24 de Maio
Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira
A exposição realizada anteriormente na Casa da Arquitectura, em Portugal, compreende um período de nove décadas de produção arquitetônica brasileira, abrangendo desde a conclusão da primeira das três casas modernistas de Gregori Warchavchik (1928) até o presente, por meio de projetos, mobiliário, obras de arte e imagens históricas.
Curadoria: Fernando Serapião e Guilherme Wisnik
Previsão de encerramento: 27 de junho de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/24demaio

Sesc Avenida Paulista
Oficina Molina – Palatnik (a partir de 2 de dezembro)
A exposição na praça da unidade traz um diálogo entre a obra do Mestre Molina (1917-1998) e de Abraham Palatnik (1928-2020), dois artistas emblemáticos da história da arte brasileira que integram o Acervo Sesc de Arte e que se conectam em sua atração pelo lúdico, em seu prazer pela invenção, no assombro pela automação e em sua entrega a um paciente trabalho investigativo.
Previsão de encerramento: 27 de março de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/avenidapaulista

Sesc Bom Retiro
Caipirismo – José Antônio da Silva e Jocelino Soares
A mostra reúne 55 obras de dois artistas brasileiros que dividiram, por um tempo considerável, o mesmo espaço geográfico: a cidade de São José do Rio Preto. São trabalhos que revelam universos culturais e sociais do interior paulista, através de um panorama vívido de paisagens, retratos, temas religiosos e alegóricos.
Curadoria: Odécio Visintin Rossafa Garcia e Romildo Sant’Anna
Previsão de encerramento: 31 de janeiro de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/bomretiro

Sesc Carmo
Perambular
A exposição é composta por brinquedos, palavras e coisas que perambulam entre o Brasil, Portugal e o Atlântico. Brincadeiras com palavras, poesias, quadrinhas, vídeos e sons mostram a poesia e a pesquisa de quase dez anos da curadoria sobre a cultura portuguesa continental e de suas ilhas.
Curadoria: Selma Maria e José Santos
Previsão de encerramento: 28 de janeiro de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/carmo

Sesc Consolação
Países Espelhados: objetos, imagens, sabores, memórias – encontros culturais entre o Brasil e nações africanas de língua portuguesa
A exposição revela trocas culturais entre Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Imagens, objetos de arte e artesanato, panos, máscaras, música, lendas e histórias das tradições oral e escrita, e culinária revelam traços do afeto despertado em cada um de nós ao tocar o solo de cada um destes países.
Curadoria: Renato Imbroisi
Previsão de encerramento: 27 de fevereiro de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/consolacao

Sesc Interlagos
Pasteur, o Cientista
Em uma área de 730 m², a exposição, organizada e concebida pela Universcience – órgão do Ministério da Cultura da França, conta a história de vida e os feitos do pesquisador francês Louis Pasteur (1822-1895), um dos criadores da microbiologia, que redefiniu horizontes ao provar a existência de microorganismos.
Curadoria: Eric Lapie e Astrid Aron
Curadoria científica: Maxime Schwartz
Curadoria nacional: Juliana Manzoni Cavalcanti e Vanessa Pereira Mello (Fiocruz)
Previsão de encerramento: 31 de janeiro de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/interlagos

Publicidade

Sesc Pinheiros
Transbordar: Transgressões do Bordado na Arte
A exposição apresenta obras, com poéticas e dimensões singulares, de mais de 30 artistas de diversas gerações, que discutem o lugar do bordado na arte, ao longo da história. São obras que merecem atenção pela capacidade de operar subversões dos sentidos tradicionalmente atrelados a tais faturas, vistas como sensíveis, delicadas, “femininas”.
Curadoria: Ana Paula Cavalcanti Simioni.
Previsão de encerramento: 8 de maio de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/pinheiros

Sesc Pompeia
FARSA. Língua, fratura, ficção: Brasil-Portugal
A exposição reune cerca de 150 obras produzidas a partir da década de 1960, de artistas do Brasil e de Portugal. Apresenta trabalhos gráficos, colagens, poesias visuais, publicações, objetos e instalações que examinam as relações entre linguagem, arte, poesia, política, discriminação e questões de gênero em contextos coloniais.
Curadoria: Marta Mestre e Pollyana Quintella (adjunta)
Previsão de encerramento: 30 de janeiro de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/pompeia

Sesc Pompeia
Kader Attia – Irreparáveis Reparos
Mostra individual do artista franco-argelino cuja produção lida com reparação, pós-colonialismo, diásporas africanas e questões relacionadas a como essas marcas históricas são vividas e revistas entre as nações. Attia fundou o La Colonie, em Paris, focado em discussões sobre descolonização de povos, conhecimentos, atitudes e práticas.
Curadoria: Carolin Köchling
Previsão de encerramento: 30 de janeiro de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/pompeia

Sesc Santana
Conflitos, insurgências e resistências
A exposição é a terceira parte de uma trilogia inspirada nos blocos – a Terra, o Homem e a Luta – da obra “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, e traz obras dos artistas Denilson Baniwa, Regina Parra, Coletivo Trovoa e Mulambö.
Previsão de encerramento: 27 de junho de 2021
Agendamento de visitas por sescsp.org.br/santana

Foto de capa: Divulgação/Sesc