Exposição no CCBB celebra os 50 anos do Movimento Armorial
O movimento, criado por Ariano Suassuna, buscava a união das raízes nordestinas com a cultura erudita. Que tal visitar e descobrir mais sobre a cultura brasileira?
TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER
O movimento, criado por Ariano Suassuna, buscava a união das raízes nordestinas com a cultura erudita. Que tal visitar e descobrir mais sobre a cultura brasileira?
Em cartaz até 26 de setembro, no CCBB, a exposição ‘Movimento Armorial 50 Anos’ reúne arte, encontros musicais e conversas sobre a arte armorial. Este importante movimento artístico começou no Recife, em 18 de outubro de 1970, por Ariano Suassuna.
O movimento percorreu diversos caminhos: passou pela pintura, pela música, pelo teatro, pela dança e pela literatura. Dessa forma, reuniu a literatura de cordel, a música de viola, a xilogravura, o maracatu, a cavalhada e o reisado.
A exposição ocupa todo o prédio do CCBB e conta, também, com espetáculos musicais e debates sobre o legado do movimento armorial. As visitas acontecem todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças.
Para reservar o seu ingresso gratuito, basta acessar o site oficial.
A Onça Caetana é uma das formas assumidas pela morte no universo ficcional de Ariano. No espaço central do térreo do CCBB, o público se depara com uma escultura de uma delas, com corpo amarelo e bolinhas vermelhas e asas imensas.
A seguir, o visitante passa por cada um dos núcleos da mostra. Sendo que cada um deles apresenta a diversidade, as tradições e as raízes da cultura nordestina.
Em material da instituição, explica-se que a proposta da exposição é apresentar às novas gerações o trabalho pioneiro e engajado do autor,
Mostrando como ele propunha uma volta às raízes brasileiras, com profundo respeito à diversidade, às tradições de negros, índios e brancos, mas apresentando tudo de forma mágica, lúdica, plena de humor – um humor que faz pensar.
Em ‘Movimento Armorial 50 Anos’, o público confere cerca de 140 obras de arte (a grande maioria nunca havia saído do Recife), de diversos artistas, dentre eles o próprio Ariano Suassuna, Francisco Brennand, Gilvan Samico, Aluísio Braga, Zélia Suassuna e Lourdes Magalhães.
Além disso, a instituição preparou atividades interativas e uma playlist especial para acompanhar o público durante a visita.
Nas próximas quintas-feiras, às 19h, o Teatro do CCBB terá cinco apresentações musicais. Unido erudito e popular e reunindo artistas e grupos renomados, a série apresenta composições de grandes nomes da música armorial.
Confira a programação:
A entrada é gratuita, mas é necessário retirar os ingressos 1h antes de cada show.