O Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB), localizado na capital paulista, traz uma experiência cultural única para os brasileiros. Isso porque, o espaço recebe a exposição ‘Luzes da Coreia – Exposição da Cidade de Jinju’ até 20 de agosto.
A mostra gratuita traz para São Paulo um pedaço da tradição e do esplendor do Festival das Lanternas, que ilumina as ruas da cidade de Jinju. Ou seja, é a chance de ver de perto e se envolver com a arte, a tradição e a beleza do tradicional evento asiático.
As visitas acontecem de segunda a sexta, das 10h às 19h; e aos sábados, das 12h às 18h.
A Magia das Luzes da Coreia
As lanternas coreanas possuem um papel de destaque na história e na cultura da Coreia do Sul. Elas representam a luz, a esperança e a união, sendo um símbolo icônico da tradição do país.
Logo ao chegar à exposição ‘Luzes da Coreia’, o público mergulha em um ambiente totalmente instagramável. Afinal, cada área temática proporciona uma experiência visualmente cativante. Desta forma, o público pode compreender a importância cultural e simbólica das lanternas enquanto se diverte.
Além disso, ao explorar a exposição, o visitante aprecia uma variedade de estilos, tamanhos e designs das peças. E, também, conhece a história por trás de cada uma delas.
Aproveite para explorar as instalações interativas, apreciar a beleza das lanternas em diferentes contextos e sentir a atmosfera cultural da Coreia.
Festival das Lanternas de Jinju
Durante o festival, as lanternas iluminam as ruas, criando um espetáculo de cores e encantamento que atrai visitantes de todo o país.
A tradição do Festival das Lanternas remonta à Batalha da Fortaleza de Jinjuseong, na Guerra Imjin (1592-1598). Na altura, lanternas flutuantes eram utilizadas como uma estratégia militar para impedir a travessia das tropas inimigas pelo rio Namgang.
Hoje, o festival conta não apenas com o lançamento de lanternas ao longo do rio Namgang, mas também com desfiles de lanternas criadas pelos estudantes locais e diversas apresentações culturais.
Onde: Avenida Paulista, 460 – Cerqueira César