Até 11 de junho, o Museu da Imigração apresenta a exposição temporária ‘Ambientes construídos: um guia alternativo do Japão’. A mostra reflete a profunda relação da arquitetura, da geografia e do contexto histórico, além de e traçar um guia de viagem pelo país.
As visitas acontecem de terça a sábado, das 9h às 18h; e aos domingos, das 10h às 18h. Os ingressos custam a partir de R$ 5 (meia entrada).
Ambientes construídos: um guia alternativo do Japão
A exposição apresenta registros audiovisuais de 80 intrigantes edifícios, projetos de engenharia civil e paisagens construídas.
O material reflete sobre temas como:
- A profunda relação da arquitetura desenvolvida no Japão com sua geografia;
- Os fenômenos naturais extremos;
- As mudanças culturais e econômicas acontecidas nos últimos dois séculos.
Na mostra, é possível conferir ambientes que surgiram em diferentes períodos do Japão. Por exemplo, na modernização, como reflexo do rápido crescimento econômico; ou outros que suprem a destruição causada pelo ritmo de crescimento da era moderna.
Além disso, há também casos de ambientes regenerativos, que resolvem desafios populacionais e econômicos; e, também, sustentáveis, com proposições de um tempo e modo de vida menos acelerado.
O Japão está frequentemente sujeito a desastres naturais, como terremotos, erupções vulcânicas, tsunamis e tufões. Assim, toda a arquitetura, projetos de construção e paisagens refletem fortemente essas condições.
Por fim, a produção posiciona a arquitetura do Japão como um meio de desvendar o país e convida o espectador a uma viagem por diferentes partes do seu território, a partir do paradigma do novo turismo do século 21.
Nesse sentido, o conjunto da exposição se propõe a ser um “guia de viagem”. Afinal, através da amostra de espaços construídos, o visitante experimenta um contato mais profundo com a cultura e os valores desses locais.